Videomensagem

Vida Consagrada é sempre um diálogo com a realidade, frisa Papa

Francisco enviou videomensagem à Semana Nacional para os Institutos de Vida Consagrada na Espanha

Da Redação, com Vatican News

Papa fala à 50ª Semana Nacional para Institutos de Vida Consagrada na Espanha / Foto: Reprodução Vatican News

O Papa Francisco enviou uma videomensagem para a 50ª Semana Nacional para Institutos de Vida Consagrada na Espanha, que começa nesta segunda-feira, 17. O evento é realizado de forma on-line até dia 22 de maio.

O tema é “Consagrados para vida do mundo. A vida consagrada na sociedade de hoje”. A programação convida a recordar os primeiros 50 anos de caminhada à luz do Concílio Vaticano II. Estão previstas conferências internacionais de primeiro nível, inclusive com a participação doo cardeal brasileiro João Braz de Aviz. Ele é prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O Pontífice confirma o apreço das atividades previstas. Inclusive, com participações que tratam da América Latina e do mundo islâmico, dialogando com a realidade e se consagrando todos os dias.

“Quando a Vida Consagrada perde essa dimensão de diálogo com a realidade e de reflexão sobre o que acontece, começa a se tornar estéril. Eu me pergunto sobre a esterilidade de alguns institutos de Vida Consagrada, ver a causa: geralmente está na falta de diálogo e engajamento com a realidade. Não se esqueçam disso, a Vida Consagrada é sempre um diálogo com a realidade.”

Manter o carisma com coragem apostólica

Mesmo diante das reformas, acrescenta o Papa, o contato com a realidade sempre existe e sob a luz do carisma. Encontros como este ajudam a perder o medo, afirma Francisco, reforçando um alerta.

“É triste ver como alguns institutos, a fim de buscar uma certa segurança, para poder se controlar, caíram em ideologias de qualquer tendência, de esquerda, de direita, de centro, qualquer tendência. Quando um instituto se reformula do carisma numa ideologia perde a sua identidade, perde a sua fecundidade”.

Francisco destaca ainda que manter vivo o carisma fundacional é mantê-lo em movimento e em crescimento, em diálogo com o que o Espírito diz ao longo da história. “Isso pressupõe discernimento e pressupõe oração. Não se pode manter um carisma fundacional sem coragem apostólica, ou seja, sem caminhar, sem discernimento e sem oração.”

Francisco finaliza com uma mensagem de encorajamento aos participantes da Semana, organizada pelo Instituto Teológico de Madri. “Não tenham medo dos limites! Não tenham medo das fronteiras! Não tenham medo das periferias! Porque ali o Espírito vai falar com vocês. Coloquem-se ‘dentro do alcance’ do Espírito Santo. E estas semanas certamente irão ajudar a ficar ‘dentro do alcance’”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo