Santa Sé divulga programa de viagem do Papa à Terra Santa

A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou, nesta quinta-feira, 26, o programa da visita do Papa Bento XVI à Terra Santa. A viagem acontecerá de 8 a 15 de maio, num roteiro que inclui a Jordânia, Israel e os territórios palestinos.

“Irei à Terra Santa, para pedir ao Senhor o precioso dom da unidade e da paz para o Oriente Médio e para toda a humanidade, ao visitar os lugares santificados pela Sua passagem terrena”, disse o Santo Padre, no Ângelus do dia 8 de março.

Esta será a 12ª viagem internacional de Bento XVI que deseja contribuir para a convivência pacífica entre cristãos, judeus e muçulmanos na Terra Santa. Bento XVI será o terceiro papa a visitar a Terra Santa, depois de Paulo VI, em 1964, e João Paulo II, no ano 2000.

A viagem de Bento XVI terá início no dia 8 de maio, com a chegada ao Aeroporto de Amã, capital da Jordânia. O Papa presidirá a cerimônia de boas-vindas e irá ao Palácio Real al-Husseinye para uma visita de cortesia ao rei da Jordânia, Abdullah II bin al-Hussein e à rainha Rania.

No sábado, 9 de maio, o Pontífice irá ao Monte Nebo – de onde, segundo a tradição, Moisés avistou a Terra Santa – a fim de visitar a antiga Basílica do Memorial de Moisés. Nesse mesmo dia, se realizará a visita à Mesquita de Al-Hussein Bin-Talal, de Amã, onde o Papa se encontrará com os líderes religiosos muçulmanos, com corpo diplomático e com os reitores das universidades jordanianas.

Na manhã de domingo, 10 de maio, o Santo Padre presidirá a Santa Missa no Estádio Internacional de Amã, almoçará com os bispos no Vicariato Latino e à tarde irá ao Rio Jordão, onde se realizou o Batismo de Jesus.

No dia seguinte, 11, o Pontífice chegará a Tel-Aviv e se dirigirá para Jerusalém, onde vai se encontrar com o presidente de Israel, Shimon Peres. Logo após, o Papa visitará o memorial ‘Yad Vashem’ para recordar as vítimas do Holocausto. O encerramento do dia será com o encontro de organizações para o diálogo inter-religioso.

A manhã de terça-feira, 12 de maio, será dedicada ao diálogo inter-religioso. O Santo Padre visitará a Mesquita de Omar, na Esplanada das Mesquitas, e se encontrará com o Grão-Mufti de Jerusalém.

Em seguida, Bento XVI irá ao Muro das Lamentações, outro momento marcante de sua viagem, antes de se encontrar com os Grão-Rabinos de Jerusalém no centro ‘Hechal Shlomo’. A tarde é dedicada a encontros e celebrações com a comunidade católica da Terra Santa.

Na quarta-feira, 13 de maio, Bento XVI irá a Belém, nos territórios palestinos, onde visitará a Gruta da Natividade, o hospital infantil da Cáritas e o campo de refugiados de Aida. Além disso, o Papa será recebido pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Abu Mazen.

No dia 14, quinta-feira, o Santo Padre irá a Nazaré, onde vai se encontrar com o primeiro-ministro israelense no Convento dos Franciscanos, e saudará os líderes religiosos da Galiléia. O Papa visitará a Gruta da Anunciação e presidirá a celebração das vésperas com os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, movimentos eclesiais e agentes pastorais da Galiléia, na Basílica Superior da Anunciação.

A viagem de Bento XVI à Terra Santa se encerrará na sexta-feira, 15 de maio, em Jerusalém, com um encontro ecumênico, a visita ao Santo Sepulcro e a visita à Igreja Patriarcal Armênia Apostólica de São Tiago.

Leia também:
.: Cresce expectativa da população de Gaza para ver o Papa
.: Peregrine na Terra Santa durante a visita do Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo