Calendário de celebrações

Vaticano divulga programação do Papa na Semana Santa

Papa presidirá as tradicionais celebrações da Semana Santa, tempo litúrgico mais importante da Igreja católica

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa presidirá as tradicionais celebrações da Semana Santa / Foto: Arquivo – Reprodução CTV

O Vaticano informou nesta terça-feira, 28, a programação do Papa Francisco para a Semana Santa deste ano. O Santo Padre presidirá todas as tradicionais celebrações desse tempo que é o ápice da vida cristã.

A Semana começa em 9 de abril, Domingo de Ramos, quando o Santo Padre abençoará os ramos e, ao término da procissão, presidirá a Santa Missa às 10h (hora local, 5h em Brasília). Nessa ocasião será celebrada em todo o mundo, em âmbito diocesano, a 32ª Jornada Mundial da Juventude com o tema “Grandes coisas fez por mim o Onipotente” (Lc 1, 49).

Na Quinta-Feira Santa, 13, Francisco presidirá a celebração da Missa do Crisma às 9h30 (hora local, 4h30 em Brasília) com os cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos e presbíteros (diocesanos e religiosos) presentes em Roma. Também neste dia, o Papa deve presidir a Missa de Lava Pés em local e horário ainda a ser divulgado. Nos últimos anos, Francisco tem escolhido como local para esta celebração instituições da periferia, voltadas à caridade e a medidas socioeducativas.

A celebração da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, 14, será na Basílica Vaticana a partir das 17h (hora local, 12h em Brasília). O Pontífice presidiá a Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e o Rito da Comunhão. À noite, no Coliseu, a tradicional Via Sacra, ao término da qual o Papa fará uma reflexão e concederá a benção apostólica aos fiéis.

No Sábado Santo, a vigília pascal será às 20h30 (hora local, 15h30 em Brasília), na Basílica de São Pedro. O Papa vai presidir a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística, que será concelebrada com os cardeais e bispos que desejarem e alguns padres, conforme disponibilidade dos lugares.

No Domingo de Páscoa, 16, além de presidir a Missa às 10h (hora local, 5h em Brasília), o Papa concederá aos fiéis a Benção Urbi et Orbi, direcionada a todos os povos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo