Divulgação do Vaticano

Programação da viagem do Papa a Moçambique, Madagascar e Maurício

O Vaticano divulgou nesta sexta-feira, 28, o programa da Viagem Apostólica do Papa Francisco a Moçambique, Madagascar e Maurício 

Da redação, com Vatican News

O programa da Viagem Apostólica do Papa Francisco a Moçambique, Madagascar e Maurício de 4 a 10 de setembro foi divulgado nesta sexta-feira, 28, pela Santa Sé. O Pontífice irá visitar as cidades de Maputo, Antananarivo e Port Louis.

No dia 4 de setembro o Papa parte do Aeroporto Internacional de Fiumicino às 8h (horário italiano) com destino a Maputo, em Moçambique. A cerimônia de boas vindas acontece no final da tarde no aeroporto local.

No dia seguinte, em 5 de setembro, o Papa fará uma visita de cortesia ao presidente, no Palácio “Ponta Vermelha”, onde também vai encontrar as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, e irá proferir seu primeiro discurso. Ainda pela manhã, mas no Pavilhão Maxaquene, o Pontífice vai falar aos jovens num encontro inter-religioso. Depois do almoço na Nunciatura Apostólica, o Papa se desloca até a Catedral da Imaculada Conceição onde estarão bispos, sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas, catequistas e animadores. Será o terceiro e último discurso do dia.

Já no dia 6 de setembro, o Papa visita o Hospital de Zimpeto e depois se desloca ao estádio local para a Santa Missa. Logo no início da tarde, Francisco se despede de Maputo e viaja a Antananarivo, em Madagascar, onde será recebido em cerimônia de boas vindas no aeroporto.

No dia 7 de setembro, está prevista a visita de cortesia ao presidente no Palácio Iavoloha para, em seguida, no Ceremony Building, encontrar as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, ocasião em que vai pronunciar o primeiro discurso no país. O Papa ainda vai celebrar a Hora Média no Mosteiro da Ordem das Carmelitas Descalças. Depois do almoço na Nunciatura Apostólica, Francisco encontra os bispos na Catedral de Andohalo e depois visita a sepultura da Beata Victoire Rasoamanarivo. O último compromisso do dia será com os jovens no Campo Diocesano de Soamandrakizay, quando pronunciará um discurso.

No dia 8 de setembro, no mesmo Campo Diocesano o Santo Padre vai celebrar a Santa Missa e, depois do almoço, irá visitar a Cidade da Amizade de Akamasoa. Ainda está prevista uma oração com os trabalhadores no canteiro de obras de Mahatzana e o tradicional encontro com os sacerdotes, religiosos, consagrados e seminaristas no Colégio Saint Michel.

No dia 9 de setembro pela manhã o Papa parte de Madagascar para Maurício, onde é recebido com cerimônia de boas vindas no aeroporto de Port Luis. Ainda pela manhã, Francisco vai celebrar a Santa Missa no Monumento de Maria, Rainha da Paz. Depois do almoço acontecem as visitas ao Santuário de Pere Laval e ao Palácio Presidencial, onde irá encontrar o presidente do país, o primeiro-ministro e as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático, finalizando com um discurso. O Papa retorna no mesmo dia a Antananarivo. Já no dia 10 de setembro acontece o retorno do Papa Francisco a Roma.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo