Cronograma

Vaticano divulga celebrações do Papa Francisco na Semana Santa

Cronograma vai desde o Domingo de Ramos, 28, até a segunda-feira, 5, após a Páscoa

Da redação, com Vatican News

Papa durante oração eucarística/ Foto: Vatican Media

A Sala de Imprensa do Vaticano divulgou as celebrações do Papa Francisco na Semana Santa. O cronograma vai desde o Domingo de Ramos até a segunda-feira, 5, após a Páscoa.

Leia também
.: Vaticano divulga nota sobre a Semana Santa em tempos de pandemia

Com a pandemia da Covid-19 ainda em vigor, as celebrações terão uma presença “limitada” de fiéis no “respeito das medidas sanitárias previstas”.

Missa do Crisma e Quinta-feira Santa

A série de compromissos tem início com a Missa do Domingo de Ramos. Ela está marcada para as 10h30 (5h30 – hora de Brasília) no Altar da Cátedra, na Basílica de São Pedro.

A Missa do Crisma acontece quinta-feira, 1º de abril, às 10 horas (5h da manhã no Brasil). A celebração também será no altar da Cátedra e será presidida pelo Papa.

A Missa do Lava-pés, também na quinta-feira, só que no período da noite, será presidida pelo cardeal decano do Colégio cardinalício, Giovanni Battista Re.

Via-sacra no átrio da Basílica

Na Sexta-feira Santa, Francisco participa às 18h (13h no Brasil) da celebração da Paixão na Basílica de São Pedro. Depois, às 21h (16h no Brasil), a Via-sacra será montada sobre o átrio da Basílica vaticana.

Este ano, informou em um comunicado o diretor da Sala de Imprensa vaticana, Matteo Bruni, a preparação das meditações foi confiada ao Grupo Escoteiro Agesci “Foligno I” (da Úmbria) e à paróquia romana dos Santos Mártires de Uganda.

Especiais serão as imagens que acompanharão as diversas Estações: os desenhos foram feitos por crianças e jovens da Casa Família “Mater Divini Amoris” e da Casa Família “Tetto Casal Fattoria”, ambas de Roma. A primeira dirigida pelas Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor, a segunda fundada por uma associação de voluntários.

Sábado Santo

Às 19h30 (14h30) do Sábado Santo, 3 de abril, o Papa retorna ao Altar da Cátedra para a Mãe de todas as vigílias. 

Domingo de Páscoa

No domingo, 4, às 10h (5h no Brasil), na Basílica vaticana, será celebrada a Missa da Páscoa.

Na conclusão da Santa Missa, a tradicional Mensagem e Bênção Urbi et Orbi. No dia seguinte, Lunedì dell’Angelus, (Segunda-feira do Angelus), a primeira recitação do Regina Coeli na Biblioteca do Palácio Apostólico.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo