Vaticano apresenta agenda de celebrações com o Papa neste fim de ano

Confira as celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco em novembro, dezembro e já em janeiro de 2019

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Vaticano divulgou nesta terça-feira, 23, a agenda de celebrações que serão presididas pelo Papa Francisco nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Já constam na agenda as tradicionais celebrações de fim de ano. Os horários referem-se à hora local (na Itália).

O calendário começa em 2 de novembro, com a celebração do Dia de Finados. Francisco presidirá a Santa Missa no Cemitério Laurentino, às 16h. No dia seguinte, na Basílica Vaticana, a Missa às 11h30 será em sufrágio dos cardeais e bispos falecidos ao longo do ano.

Em 18 de novembro será a vez de celebrar o Dia Mundial dos Pobres, data instituída pelo Papa Francisco em 2016 e celebrada anualmente no penúltimo domingo do ano litúrgico. (neste ano, 18 de novembro). O Santo Padre presidirá a Missa às 10h na Basílica Vaticana.

Leia também
.: Mensagem do Papa Francisco para o II Dia Mundial dos Pobres

Entrando no mês de dezembro, a primeira celebração é a Solenidade da Imaculada Conceição, no sábado dia 8. Francisco se dirigirá à Praça Espanha às 16h para o ato de veneração à Imaculada.

Na quarta-feira, 12 de dezembro, dia em que se celebra Nossa Senhora de Guadalupe, o Papa presidirá a Santa Missa pela América Latina, que a tem como padroeira. A celebração será na Basílica Vaticana às 18h.

A Solenidade do Natal do Senhor, no dia 24 de dezembro, será na Basílica Vaticana às 21h30. Já no dia 25, do balcão da Basílica Vaticana às 12h, Francisco fará a tradicional benção “Urbi et Orbi”.

No dia 31 de dezembro, o Santo Padre se reúne com os fiéis na Basílica Vaticana às 17h para as Primeiras Vésperas e Te Deum (hino de ação de graças) em agradecimento pelo ano passado. Já em 1º de janeiro, Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz, Francisco presidirá a Santa Missa na Basílica Vaticana às 10h.

Celebrações em janeiro de 2019

As primeiras celebrações com o Papa Francisco em janeiro, após as do dia 1º, são a Solenidade da Epifania do Senhor em 6 de janeiro (Missa na Basílica Vaticana às 10h) e Festa do Batismo do Senhor no domingo após a Epifania, em 13 de janeiro (Capela Sistina, às 9h30, Missa e Batismo de algumas crianças).

E ainda em janeiro, o Santo Padre terá sua primeira viagem apostólica do ano: ao Panamá, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Francisco estará no país de 23 a 27 de janeiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo