Sinodalidade

Sínodo: instituída a Comissão preparatória da Assembleia Geral

Comissão é presidida pelo Cardeal Grech, que nomeou nesta quarta-feira os membros; participará também o relator geral, Cardeal Hollerich

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco na abertura do Sínodo dos Bispos, na Cidade do Vaticano / Foto: Vatican Media – Handout via Reuters

Sete, incluindo uma religiosa, são os membros da Comissão preparatória para a realização da Assembleia Geral ordinária do Sínodo. O órgão, criado de acordo com o Art. 10, par. l-2 da Constituição Apostólica Episcopalis Communio, foi instituído nesta quarta-feira, 15, e será presidido pelo Cardeal Mario Grech, secretário-geral.

Os membros da comissão são: o padre jesuíta Giacomo Costa, coordenador; Dom Timothy John Costelloe; Dom Daniel E. Flores; Irmã Shizue Hirota; Dom Lucio A. Muandula; professor Dario Vitali. 

O secretário é monsenhor Tomasz Trafny. O relator geral do Sínodo, Cardeal Jean-Claude Hollerich, também participará dos trabalhos da Comissão.

Ao mesmo tempo em que cria a Comissão preparatória, a Secretaria do Sínodo propôs para quarta-feira, 31 de maio, memória litúrgica da Visitação de Nossa Senhora na conclusão do Mês Mariano, que se realize uma oração mariana mundial em preparação ao 16º Sínodo dos Bispos.

O objetivo, lê-se numa nota, é “conscientizar o Povo de Deus sobre a importância do processo em andamento e exortar os fiéis a acompanhá-lo com a oração” e colocar “sob a específica proteção de Nossa Senhora todo o Processo sinodal na Igreja, especialmente os trabalhos da Assembleia geral”.

Um momento de intensa oração

O convite, dirigido em nome do cardeal Grech aos chefes das Igrejas Católicas Orientais e aos presidentes das Conferências Episcopais, é para realizar “um momento de intensa oração que expresse a beleza da religiosidade popular em torno dos santuários marianos”, que serão escolhidos a critério pelas Conferências Episcopais de cada país.

A oração deve incluir a participação das diferentes vocações eclesiais (leiga, sacerdotal, consagrada). As comunidades paroquiais individuais, de acordo com seu bispo diocesano, também são convidadas a realizar um momento de oração nesse dia pelos trabalhos do Sínodo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo