Fotos

Sextas da Misericórdia: Relembre as visitas surpresas do Papa

Desde dezembro, Francisco realiza a cada mês uma visita especial nas Sextas da Misericórdia

Da redação

Durante o Ano da Misericórdia, o Papa Francisco fez questão de visitar uma vez por mês locais que atendem pessoas em situação vulnerável ou à margem da sociedade.

As chamadas “Sextas da Misericórdia” começaram com a abertura da Porta Santa em um albergue de Roma, em dezembro de 2015, e ao longo de cada mês, hospitais, dependentes químicos, vítimas de prostituição, idosos e muitos outros foram surpreendidos com a visita de Francisco.

Relembre todas as iniciativas do Papa:

DEZEMBRO

O primeiro gesto de misericórdia do Papa Francisco foi a abertura da “Porta Santa da Caridade” em um albergue da Cáritas em Roma, no dia 18 de dezembro de 2015.

Fotos: Reprodução CTV

JANEIRO

No dia 15 de janeiro, Francisco fez uma visita surpresa a mais de 30 idosos acolhidos em uma casa de repouso na periferia de Roma e, mais tarde, visitou sete pessoas em estado vegetativo na Casa Iride.

Fotos: Reprodução TG2000

FEVEREIRO

No dia 26 de fevereiro, o gesto de misericórdia do Papa Francisco foi uma visita à Comunidade Terapêutica São Carlos, de recuperação de dependentes químicos, localizada na periferia de Roma.

Fotos: L’Osservatore Romano

MARÇO

No dia 4 de março, Francisco presidiu a Celebração Penitencial abrindo as “24 horas para o Senhor”, iniciativa de oração e confissão no Tempo Quaresmal.

Fotos: Reprodução CTV

ABRIL

Em abril, excepcionalmente, a “sexta-feira da Misericórdia” ocorreu no sábado, 16, durante a visita à Grécia. O Santo Padre visitou os refugiados na Ilha de Lesbos, para levar-lhes conforto e esperança.

Fotos: Reprodução CTV

MAIO

No dia 13 de maio, o Santo Padre visitou a Comunidade “Il Chicco” (O grão) que acolhe atualmente 18 pessoas com deficiência mental.

Fotos: Site oficial do Jubileu

JUNHO

No dia 17 de junho, Francisco visitou duas comunidades que acolhem sacerdotes idosos e enfermos: a “Monte Tabor”, onde residem oito sacerdotes com diversos tipos de problemas, e a “Casa São Caetano”, que acolhe os padres idosos da Diocese de Roma.

Fotos: L’Osservatore Romano

JULHO

Durante a viagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) na Polônia, o Papa fez a sua “Sexta-feira de Misericórdia” no dia 29 de julho em três momentos: com a oração silenciosa em Auschwitz-Birkenau, a visita às crianças doentes no Hospital Pediátrico de Cracóvia e a Via Sacra com os jovens, inspirada nas 14 obras de misericórdia corporais e espirituais.

Fotos: Reprodução CTV

AGOSTO

Papa Francisco visitou, no dia 12 de agosto, a estrutura romana da “Comunidade Papa João XXIII”, que acolhe 20 mulheres libertadas da escravidão da prostituição.

Fotos: Reprodução TG2000 e apg23

SETEMBRO

No dia 16 de setembro, o Papa visitou dois hospitais de Roma. No San Giovanni, visitou o Pronto Socorro e a Unidade Neonatal, onde estavam internados 12 recém-nascidos, e no Policlínico Universitário Gemelli visitou doentes com câncer.

Fotos: Site oficial do Jubileu

OUTUBRO

Papa Francisco visitou no dia 14 de outubro o “Villaggio SOS” (Aldeia SOS), uma casa familiar em Roma que acolhe crianças sob recomendação do Serviço Social e do Tribunal, em condições de dificuldade pessoal, familiar e social.

Fotos: Site oficial do Jubileu

NOVEMBRO

Na última sexta-feira da misericórdia, o Papa Francisco visitou ‘Ponte di Nona’, bairro periférico a leste de Roma, onde em um apartamento encontrou sete famílias, todas formadas por jovens que deixaram o sacerdócio no decorrer dos últimos anos.

Fotos: Reprodução TV2000

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo