Encontro Mariano

"Sem amor e sem Deus nenhum homem pode viver sobre a terra"

“O amor cria raízes e convida-nos a criá-las na vida dos outros”, disse o Papa Francisco no Encontro mariano com os jovens e as famílias em Iasi

Da Redação, com Vatican News

Neste sábado, 1º, o Santo Padre se encontrou com as famílias e os jovens romenos / Foto: Vatican Media

O último compromisso do Papa Francisco neste segundo dia na Romênia foi na cidade de Iasi, a 400 km da capital, Bucareste, na praça que abriga o Palácio da Cultura, onde ele teve um encontro mariano com jovens e famílias.

Após a troca de presentes com o bispo Dom Petru Gherghel, os cantos e os testemunhos, o Papa pronunciou seu discurso.

Circundado pelo calor

“ É difícil caminhar juntos, não é verdade? É uma graça que devemos pedir, uma peça artesanal que somos chamados a construir e um dom maravilhoso a transmitir ”

Segundo o Papa, devemos iniciar sem nos esquecermos de nossas raízes. À medida que formos crescendo, lembrarmos que o que de mais belo e precioso existe, nós o aprendemos em família; agradecermos a generosidade, a coragem, a gratuidade da fé «caseira», que passa despercebida, mas pouco a pouco constrói o Reino de Deus.

“A fé «sem cotação na bolsa», não contando no mercado, pode parecer até que «não serve para nada», disse, “mas a fé é um dom que mantém viva a certeza profunda de nossa pertença a Deus como filhos muito amados”.

O maligno divide, dispersa, separa e cria discórdia, semeia desconfiança
“Nós pertencemos uns aos outros, e a felicidade pessoal provém de fazer os outros felizes. Tudo o resto não passa de fábulas… Para caminhar juntos no lugar onde estás, não te esqueças de tudo aquilo que aprendeste em família”.

E quando as pessoas já não se amarem, alertou Francisco, será verdadeiramente o fim do mundo. Porque sem amor e sem Deus nenhum homem pode viver sobre a terra!

Aos habitantes de Iasi, capital cultural do país, o Papa frisou que esta é uma cidade que, historicamente, sabe abrir e iniciar processos e uma cidade que sabe hospedar jovens de várias partes do mundo, como sucede atualmente.

“A Romênia – concluiu – é o «jardim da Mãe de Deus», como pude dar-me conta neste encontro, porque Ela é Mãe que cultiva os sonhos dos filhos, que guarda as suas esperanças, que irradia a alegria na casa. É Mãe carinhosa e concreta, que cuida de nós. Vocês são a comunidade viva e próspera, cheia de esperança, que podemos dar de prenda à Mãe. A Ela consagramos o futuro dos jovens, das famílias e da Igreja. Mulţumesc! [Obrigado!]”

Leia mais
.: Todas as matérias da Viagem do Papa à Romênia

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo