Tradição de 50 anos

Seguindo tradição, Papa abençoa imagens do Menino Jesus

A tradicional benção dos “bambinelli” foi realizada neste domingo após oração do Angelus

Da Redação, com Vatican News

Ao final da oração mariana do Angelus deste domingo, 15, o Papa Francisco repetiu uma tradição no Terceiro Domingo do Advento e que este ano completa 50 anos: a benção dos “bambinelli”, as imagens do Menino Jesus que serão colocadas no presépio.

Dirigindo-se às crianças, o Papa disse: “Eu as abençoo de coração. Como recordei na Carta Admirabile signum, o ‘Presépio é como um Evangelho vivo. […] Ao mesmo tempo que contemplamos a representação do Natal, somos convidados a colocar-nos espiritualmente a caminho, atraídos pela humildade d’Aquele que Se fez homem a fim de Se encontrar com todo o homem, e a descobrir que nos ama tanto, que Se uniu a nós para podermos, também nós, unir-nos a Ele'”.

Antes de o Papa abençoar as imagens, as crianças e suas famílias participaram de uma programação, que incluiu a Missa celebrada na Basílica Vaticana pelo Cardeal Angelo Comastri, vigário do Pontífice para a Cidade do Vaticano.

Lição de espírito cristão

Esta tradição nasceu em 1969 com o Papa Paulo VI, numa iniciativa dos centros paroquiais romanos, que, depois, se espalhou para muitos países.

No dia 21 de dezembro daquele ano, a alocução de São Paulo VI foi inteiramente dedicada ao presépio: “Este reaviva a memória do grande acontecimento, o nascimento de Jesus, o Salvador, o Filho de Deus feito homem; e se torna um cenário evangélico, uma lição de espírito cristão”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo