Solidariedade

Santa Sé cria fundo emergencial para Igrejas do Oriente

Em comunicado, a Congregação explica que, inicialmente serão enviados à Síria e Terra Santa 13 respiradores, além do fornecimento de kits de diagnóstico para Gaza 

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Congregação explica que inicialmente serão enviados à Síria e Terra Santa 13 respiradores. / Foto: Arquivo CN

A Congregação para as Igrejas Orientais, anunciou neste sábado, 18, que criou um fundo de Emergência para auxiliar no enfrentamento das emergências ocasionadas pela pandemia Covid-19.

Em comunicado, a Congregação explica que inicialmente serão enviados à Síria e Terra Santa 13 respiradores. Além do fornecimento de kits de diagnóstico para Gaza e contribuição extraordinária para as atividades do Hospital da Sagrada Família em Belém.

Leia também:
.: Cristão deve falar com franqueza e verdade, afirma Papa
.: CNBB lança hotsite para direcionar Ação Solidária Emergencial

O Fundo de Emergência contará com o apoio da Associação Católica de Bem-Estar do Próximo do Oriente, Pontifícia Missão para a Palestina e agências que compõem a Reunião de Obras Orientais da Igreja, a ROACO.

A Tradicional Coleta para a Terra Santa que acontece durante a sexta-feira santa não foi realizada neste ano, devido a pandemia. Deste modo, os locai que recebem todos os anos este auxílio, poderão contar com o apoio deste Fundo de Emergência.

Para aqueles que desejarem contribuir, o contato deve ser feito por e-mail com a Congregação para as Igrejas Orientais, no endereçoroaco@orientchurch.va

Comunicado na íntegra:

Nos dias em que muitos irmãos e irmãs das Igrejas do Oriente celebram o Santo Tríduo da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor e na véspera da festa da Divina Misericórdia, a Congregação para as Igrejas Orientais, aceitando o convite do Santo Padre para não deixar sozinhos os que sofrem, e entre estes os mais pobres no enfrentamento da emergência global causada pela pandemia de Covid-19, estabeleceu o Fundo de Emergência da CEC (Congregação para as Igrejas Orientais).

Graças à colaboração ativa da CNEWA (Associação Católica de Bem-Estar do Oriente Próximo) – PMP (Missão Pontifícia para a Palestina), tanto na sede em Nova York e no Canadá, quanto em seus escritórios locais, e com a conexão constante com outras agências que compõem a ROACO (Reunião de Obras Orientais da Igreja), será possível garantir apoio a algumas intervenções, também baseadas na Coleta da Terra Santa, que este ano mudou-se para o domingo 13 de setembro, o que normalmente garante subsídios à vida das igrejas no Oriente. O Departamento de Promoção do Desenvolvimento Humano Integral e a Secretaria-Geral da Caritas Internationalis serão informados de cada intervenção.

Em termos concretos, graças às sugestões das Nunciaturas Apostólicas, decidiu-se imediatamente garantir a doação, em nome do Santo Padre:

– Síria: 10 respiradores, em colaboração com AVSI, que serão enviados para as estruturas do projeto “Hospitais abertos”

– Terra Santa: 3 respiradores para o Hospital São José de Jerusalém, compra e fornecimento de kits de diagnóstico para Gaza e contribuição extraordinária para as atividades do Hospital da Sagrada Família em Belém.

Relatórios de outros territórios estão sendo estudados.

Apesar da incerteza econômica, será garantida a ajuda que a Congregação realiza anualmente às escolas e universidades católicas, bem como programas de acompanhamento das pessoas deslocadas da Síria e do Iraque e dos refugiados no Líbano e na Jordânia, também em colaboração com as agências católicas. que fazem parte da ROACO.

Por parte de todos, continue o compromisso de oração a Deus Pai, para que ele nos liberte dos males que afligem a humanidade, juntamente com os gestos de solidariedade ativa e caridade fraterna.

Para mais atualizações e como contribuir para o Fundo de Emergência da CEC, escreva para roaco@orientchurch.va

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo