O Vídeo do Papa

Sacramento da reconciliação é tema de oração do Papa em março

Em vídeo, Francisco afirma que é por meio da confissão que homens e mulheres passam “da miséria à misericórdia”

Da redação, com O Vídeo do Papa

Papa Francisco durante confissão no Vaticano /Foto: Vandeville Eric/ABACA via Reuters

Sacramento da reconciliação. Este é o tema da intenção de oração do Papa Francisco para o mês de março. Em vídeo, o Santo Padre destaca que a alegria da confissão está no encontro de amor e misericórdia entre Deus e Seus filhos.

A intenção do Pontífice foi divulgada pela Rede Mundial de Oração do Papa. A mensagem deste mês é de esperança. Ela convida a uma redescoberta da força por meio da renovação pessoal que o sacramento da confissão tem.

O Vídeo do Papa

“Rezemos para que vivamos o sacramento da Reconciliação com renovada profundidade. Para saborear o perdão e a infinita misericórdia de Deus”, pede Francisco.

Leia mais
.: Papa aos padres e leigos: “confissão é caminho de santificação”
.: Vaticano indica medidas cautelares durante a confissão

O vídeo deste mês começa com o Pontífice indo se confessar. Segundo o Papa, o ato é para a cura pessoal e da alma.

Jesus espera, ouve e perdoa

“No coração de Deus, nós estamos antes dos nossos erros”. Afirma o Santo Padre no Vídeo do Papa. Francisco destaca mais uma vez a força que o amor de Deus tem em homens e mulheres.

Receber o sacramento da reconciliação não significa estar diante de um juiz, alerta o Papa. Mas ir a um encontro de amor diante de um Pai que recebe e sempre perdoa.

Leia mais
.: Confissão precisa ocupar um lugar central em nossa vida, diz Dom Parolin

“O centro da confissão não são os pecados que contamos, mas o amor divino que recebemos e que sempre precisamos”, afirma o Pontífice. E esse amor vem antes de tudo, antes dos erros, das regras, dos julgamentos e das quedas.

Sacerdotes misericordiosos

Padre Frédéric Fornos S.J., Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, recorda as últimas palavras de Francisco. “Rezemos para que Deus dê à sua Igreja padres misericordiosos, e não torturadores”.

“Não é a primeira vez que o Papa pede esta graça. Como o bom pastor, conhece o sofrimento do povo, seus pecados, sua necessidade de encontrar “ministros de misericórdia”, frisa.

Para o sacerdote, é tempo da misericórdia. Na sua carta apostólica Misericordia et misera, na conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa convidou os sacerdotes a serem como Jesus, cheios de compaixão e pacientes.

Leia mais
.: Não justificar-se diante de Deus, mas reconhecer os próprios pecados, exorta o Papa
.: Confissão é o sacramento da volta, do retorno à vida da graça
.: Papa convida fiéis a se aproximarem do sacramento da confissão

É um caminho de conversão para cada sacerdote, “para ser testemunha da ternura paterna”, “prudente no discernimento” e “generoso para conceder o perdão de Deus”, comenta padre Fornos.

“O Papa pede que o nosso coração esteja perto do Coração de Jesus, e isso é uma graça”. O Santo Padre, no Angelus de 14 de fevereiro, pediu para agradecer e aplaudir os confessores misericordiosos. Deus nunca se cansa de perdoar. Rezemos, portanto, “para que vivamos o sacramento da reconciliação com renovada profundidade e para saborear o perdão de Deus e Sua infinita misericórdia”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo