Ação Católica Juvenil

Sabedoria dos idosos deve ser valorizada, diz Papa à jovens de delegação

No encontro com membros da Delegação da Ação Católica Juvenil italiana, o Papa destacou a importância histórica dos idosos

Da redação, com Rádio Vaticano

Papa Francisco e idosa na Praça São Pedro /Foto: Rádio Vaticano

“Os idosos representam a memória histórica de toda comunidade, um patrimônio de sabedoria e de fé, que deve servir de exemplo, mantido e valorizado”, relembrou o Papa na manhã deste sábado, 16, na Sala do Consistório, no Vaticano, para cerca de 80 membros da Delegação da Ação Católica Juvenil italiana. O grupo exerce atividades voltadas para os mais pobres, idosos e necessitados, iniciativas carinhosamente vistas e elogiadas por Francisco.

Leia também
.: Na intenção de oração de dezembro, Papa convida a rezar pelos idosos
.: Papa Francisco fala do respeito aos avós e convida todos a rezarem pelos idosos
.: Em Roma, associação promove cuidados especiais aos idosos devido ao calor intenso

Os jovens se organizaram para desejar “Feliz Natal” ao Papa. Em sua saudação o pontífice agradeceu as felicitações e os frutos das iniciativas de solidariedade do grupo. Francisco expressou seu apreço pelas atividades da Ação Católica Juvenil, que este ano completa 150 anos de fundação, e de modo particular pelos encontros com os avós da Associação.

Na ocasião o Santo Padre aproveitou para recordar o percurso de formação da Associação, que tem como slogan “Prontos a arriscar”. A frase os leva a fixar a atenção nos momentos decisivos da vida de Jesus, procurando seguir seus exemplos de amizade e fidelidade. “Contemplando a vida e a missão de Jesus, compreendemos que Deus é Amor. Assim, vocês demonstram ser bons observadores do que Jesus fez e da realidade que os circunda, com olhos atentos e vigilantes. Às vezes, há tantas pessoas excluídas, como os pobres e os fracos, considerados um problema para a sociedade”, comentou.

Leia também
.: Na ONU, Santa Sé defende respeito pela dignidade dos idosos

As pessoas da periferia são, segundo o pontífice, a imagem do Menino Jesus rejeitado e não acolhido na cidade de Belém, que precisam de um sorriso e de um gesto de carinho. Francisco concluiu seu pronunciamento exortando aos jovens da Ação Católica Italiana a serem amigos e testemunhas de Jesus para torná-Lo conhecido entre seus amigos, cidades, paróquias e famílias.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo