Regina Coeli

Que tenhamos a coragem de sair melhores desta crise, exorta Papa

No Regina Coeli deste domingo, 31, Francisco afirmou: “Precisamos tanto da luz e da força do Espírito Santo! (…) Toda a família humana precisa disso, para sair dessa crise mais unida e não mais dividida”

Da redação, com Vatican Media

Papa durante reflexão que antecedeu a oração do Regina Coeli deste domingo, 31/ Foto: Vatican Media

O Regina Coeli deste domingo, 31, marcou o reencontro do Papa Francisco com os fiéis reunidos na Praça São Pedro – desde início de março a oração mariana foi rezada da Biblioteca do Palácio Apostólico, devido a pandemia de coronavírus. O retorno da oração com o público aconteceu em um momento simbólico e significativo: dia em que a Igreja celebra a Solenidade de Pentecostes. O Evangelho de São João proposto pela liturgia do dia inspirou a alocução do Santo Padre.

A leitura, segundo Francisco, “nos remete à noite da Páscoa e mostra-nos Jesus ressuscitado que aparece no Cenáculo, onde os discípulos haviam se refugiado. Pôs-se no meio deles e disse-lhes: ‘A paz esteja convosco!'”. Estas primeiras palavras pronunciadas pelo Ressuscitado, explicou o Papa, devem ser consideradas mais do que uma saudação:

“Expressam o perdão, o perdão concedido aos discípulos que, para dizer a verdade, o haviam abandonado. São palavras de reconciliação e de perdão. E também nós, quando desejamos paz aos outros, estamos dando o perdão e também pedindo perdão. Jesus oferece sua paz precisamente a esses discípulos que têm medo, que custam a acreditar no que viram, ou seja, o sepulcro vazio, e subestimam o testemunho de Maria Madalena e das outras mulheres. Jesus perdoa, perdoa sempre, e oferece sua paz aos seus amigos. Não se esqueçam: Jesus nunca se cansa de perdoar. Somos nós que nos cansamos de pedir perdão.”

Assim, ao perdoar e reunir os discípulos ao seu redor, o Pontífice afirma que Jesus faz deles uma Igreja, a Sua Igreja, que é uma comunidade reconciliada e pronta para a missão. “Quando uma comunidade não é reconciliada, não está pronta para missão. O encontro com o Senhor ressuscitado dá uma reviravolta na existência dos apóstolos e os transforma em testemunhas corajosas”.

Tudo é orientado para a missão

Fiéis reunidos na Praça São Pedro neste domingo, 31 – medidas sanitárias foram seguidas/ Foto: Vatican Media

O Papa então, recorda que as palavras de Jesus que se seguem – “Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós” – fazem entender que os apóstolos são enviados para dar continuidade à mesma missão que o Pai confiou a Jesus: “Eu vos envio a vós”: “não é tempo de estarem trancados nem de recordar com saudades dos “bons tempos” passados ​​com o Mestre”. E explica:

“A alegria da ressurreição é grande, mas é uma alegria expansiva, que não deve ser retida para si. No domingo do Tempo Pascal, ouvimos pela primeira vez esse mesmo episódio, após o encontro com os discípulos de Emaús, portanto o bom Pastor, os discursos de despedida e a promessa do Espírito Santo: tudo é orientado para fortalecer a fé dos discípulos – e também nossa – em vista da missão”.

E precisamente para animar a missão, disse o Santo Padre, que Jesus dá aos Apóstolos seu Espírito: “Soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo””: “O Espírito Santo é fogo que queima os pecados e cria homens e mulheres novos; é fogo de amor com o qual os discípulos poderão “incendiar” o mundo, aquele amor de ternura que privilegia os pequenos, os pobres, os excluídos … Nos sacramentos do Batismo e da Confirmação recebemos o Espírito Santo com seus dons: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade, temor de Deus.”

Este último dom em particular, enfatizou o Papa, é precisamente o oposto do medo que antes paralisava os discípulos: “é o amor pelo Senhor, é a certeza da sua misericórdia e da sua bondade, é a confiança de poder seguir na direção por Ele indicada, sem que nunca nos falte sua presença e seu apoio”. O Pontífice afirma que a festa de Pentecostes renova a consciência de que na humanidade habita a presença vivificante do Espírito Santo. “Ele também nos dá a coragem de sair fora dos muros protetores de nossos ‘cenáculos’, dos grupinhos, sem recostar-nos na vida tranquila ou fechar-nos em hábitos estéreis”.

Pedido de união pós-crise da pandemia

Papa acena para fiéis reunidos na Praça São Pedro/ Foto: Vatican Media

Francisco pediu aos fiéis que elevem seu pensamento a Maria, ela que estava ali, com os apóstolos, quando veio o Espírito Santo, protagonista com a primeira comunidade da admirável experiência de Pentecostes, e peçam a ela para que obtenha para a Igreja o ardente espírito missionário. Depois de rezar o Regina Coeli, o Papa recordou que nunca se sai igual de uma crise como esta:

“Precisamos tanto da luz e da força do Espírito Santo! A Igreja precisa disso, para caminhar em harmonia e corajosamente, testemunhando o Evangelho. E toda a família humana precisa disso, para sair dessa crise mais unida e não mais dividida. Vocês sabem que de uma crise como esta não sai iguais, como antes; se sai ou melhores ou piores. Que tenhamos a coragem de mudar, de ser melhores, de ser melhores do que antes e de poder construir positivamente o pós-crise da pandemia”.

Ao se despedir dos presentes e antes ainda de pronunciar o tradicional “por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até logo”, o Santo Padre disse que a humanidade tem necessidade da luz e da força do Espírito Santo. Aos tradicionais protocolos de segurança para ingressar na Praça São Pedro, somaram-se agora as medidas sanitárias preventivas ao contágio do coronavírus, ou seja, desinfetar as mãos com álcool gel, manter a distância de segurança, o uso de máscaras. Para atender a demanda de peregrinos que tende a crescer gradativamente e dar mais fluidez às filas em tempos de distanciamento social, foram instalados novos detectores de metal sob as colunatas de São Pedro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo