telegrama

Pesar do Papa pela morte do cardeal Achille Silvestrini

Em um telegrama, o Papa Francisco manifestou sua dor pela morte do cardeal: “diplomata hábil e dócil, pastor fiel ao Evangelho e à Igreja”

Da redação, com Vatican News

“Deixa a recordação de uma vida dedicada à sua vocação de sacerdote atento às necessidades dos outros, de diplomata hábil e dócil, de pastor fiel ao Evangelho e à Igreja”. Com essas palavras, o Papa Francisco exprime suas condolências pela morte do cardeal Achille Silvestrini, prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais.

No telegrama endereçado a Maria Luiza e Angela Silvestrini, sobrinhas do cardeal, Francisco manifesta sua proximidade “aos familiares, aos que o conheciam e estimavam, assim como à comunidade diocesana de Faenza-Modigliana, que o considera um dos filhos mais ilustres”.

Papa Francisco o recorda também “com espírito de agradecimento” pelo serviço prestado a sete pontífices: “Inicialmente, na Secretaria de Estado; depois, como prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica; enfim, como prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais”. “Elevo orações de sufrágio – escreve ainda no telegrama – para que o Senhor o acolha com alegria e paz eterna, e envio a consoladora bênção apostólica aos que compartilham a dor da sua morte”.

As exéquias do cardeal Silvestrini

Nesta sexta-feira, 30, serão realizadas as exéquias do cardeal na Cátedra da Basílica Vaticana. A liturgia será celebrada pelo cardeal Giovanni Battista Re, vice-decano do Colégio Cardinalício. No final da celebração Eucarística, Papa Francisco presidirá o rito da Ultima Commendatio e della Valedictio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo