Luto no Colégio Cardinalício

Pesar do Papa pela morte do cardeal venezuelano Jorge Liberato

Purpurado tinha 79 anos e foi vítima da Covid-19

Da redação, com Boletim da Santa Sé e Vatican News

Foto: Alessandro Bianchi – Reuters

O Papa Francisco escreveu um telegrama de pesar pela morte do Cardeal Jorge Liberato Urosa Savino. O purpurado era arcebispo emérito de Caracas, na Venezuela e faleceu nesta quinta-feira, 23.

A mensagem foi destinada ao Cardeal Baltazar Enrique Porras Cardoso, administrados apostólico de Caracas e arcebispo de Mérida. No texto, o Pontífice expressou seu sentimento e assegurou suas orações aos familiares do falecido.

O Santo Padre afirmou que por anos Dom Jorge, com fidelidade, entregou sua vida ao serviço de Deus e da Igreja. Por fim, Francisco enviou sua bênção apostólica a todos, como um sinal de esperança cristã no Senhor Ressuscitado.

Morte

Cardeal Jorge Liberato faleceu aos 79 anos de idade. O anúncio foi dado pela Conferência Episcopal Venezuelana. No final de agosto ele tinha sido internado na unidade Covid-19 de terapia intensiva do hospital de Caracas.

O purpurado será sepultado no Pantheon Arcebispal dentro da Catedral de Santa Ana em Caracas, ao lado de outros 15 arcebispos da cidade. Foram estabelecidos nove dias de luto. Continua chegando condolências de todo o país pela morte de Urosa.

Diante da crise social, econômica e política da Venezuela, ele sempre apelou para “deixar de lado os interesses pessoais e de grupos” para evitar mais sofrimento ao povo, defendendo os direitos de todos, trabalhando juntos “para ajudar nossos irmãos e irmãs, especialmente os mais pobres” e “resolvendo nossos graves conflitos pacificamente”.

Procurou promover a unidade na sociedade e na Igreja. Nos últimos dias, foi publicada uma mensagem sua expressando seu amor a Deus, à Igreja e ao povo venezuelano. No texto, o cardeal disse que queria receber os sacramentos e pediu a Deus que abençoasse a Igreja na Venezuela para que ficasse sempre unida.

Com sua morte, o Colégio Cardinalício fica formado por 218 cardeais, dos quais 121 são eleitores e 97 são não-eleitores.

Breve biografia

Jorge Liberato nasceu em Caracas em 28 de agosto de 1942. Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1967 em Caracas, obteve a graduação e o doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Em 3 de julho de 1982 João Paulo II o elegeu para a sede titular de Vegesela di Bizacena e o nomeou Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Caracas.

Em 17 de março de 1990 foi promovido a Segundo Arcebispo de Valência na Venezuela. Em 19 de setembro de 2005, Bento XVI o transferiu para a Sé Arquiepiscopal de Caracas, criando-o cardeal no Consistório de 24 de março de 2006.

O purpurado foi membro do Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizacionais e econômicos da Santa Sé. Ele participou do conclave de março de 2013 que elegeu o Papa Francisco.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo