Repercussão

“Penso em Santa Sofia e fico muito triste”, diz Papa após o Angelus

Depois do Angelus deste domingo, 12, Francisco recordou as últimas notícias sobre Santa Sofia, em Istambul

Da redação, com Vatican News

/ Foto: Arquivo – ABACAPRESS.COM

Depois do Angelus deste domingo, 12, o Papa Francisco comentou o fato de Santa Sofia, em Istambul, ter se tornado uma Mesquita: “Penso em Santa Sofia e fico muito triste”. O fato ocorreu na última sexta-feira, 10, quando o presidente Recep Tayyip Erdogan divulgou um decreto estabelecendo a transferência da gestão da sede bizantina do Ministério da Cultura para a Presidência de Assuntos Religiosos, convertendo-a efetivamente na Mesquita de Santa Sofia. Em um discurso à nação, o presidente turco anunciou que a primeira oração na mesquita de Santa Sofia será no dia 24 de julho.

O Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu, nos últimos dias, havia denunciado os riscos de tal decisão: “Ela levará milhões de cristãos em todo o mundo contra o Islã”. Em virtude de sua sacralidade, Santa Sofia, comentou o Patriarca, é um centro de vida “no qual Oriente e Ocidente se abraçam”, e sua reconversão em um lugar de culto islâmico “será uma causa de ruptura entre estes dois mundos”. No século XXI, é “absurdo e prejudicial que Santa Sofia, de um lugar que agora permite que os dois povos se encontrem e admirem sua grandeza, possa se tornar novamente um motivo de oposição e confronto”.

Santa Sofia, emIstambul/ Foto: Murad Sezer – Reuters

Domingo do Mar

O Santo Padre também recordou o Domingo do Mar, após o Angelus. O Pontífice saudou especial os marítimos e todas as pessoas que trabalham no mar: em navios, pescadores e seus familiares.  “Neste segundo domingo de julho, é o Dia Internacional do Mar. Estendo uma saudação afetuosa a todos aqueles que trabalham no mar, especialmente aqueles que estão longe de seus entes queridos e de seu país. Saúdo todos aqueles que se reuniram esta manhã no porto de Civitavecchia-Tarquinia para a celebração eucarística”.

Nesta manhã, 12, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral através do seu prefeito o Cardeal Peter K.A. Turkson, publicou a mensagem para o Domingo do Mar 2020. Juntamente com a mensagem foi publicada uma oração inspirada na Mensagem para o Domingo do Mar do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo