Exemplo

Pelo Twitter, Papa recorda Natividade de São João Batista 

Papa Francisco ressaltou humilde testemunho dado pelo santo

Da redação

São João Batista

Solenidade da Natividade de São João Batista é celebrada nesta quinta-feira, 24./ Foto: Arquivo

O Papa Francisco enviou uma mensagem, nesta quinta-feira, 24, pelo Twitter, por ocasião da Solenidade da Natividade de São João Batista. 

“Hoje, celebramos a Solenidade da Natividade de #SãoJoãoBatista. Imitemos o humilde testemunho daquele que indicou o Cordeiro de Deus”, diz o tweet. 

São João Batista é o único santo a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia, além de Nossa Senhora. 

Leia também
.: Padre comenta celebração dos santos juninos e festejos deste mês

São João Batista

São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e foi um anjo quem revelou seu nome ao seu pai, Zacarias, que há muitos anos rezava com sua esposa, Isabel, para terem um filho. Estudiosos mostram que, possivelmente, depois de idade adequada, João teria participado da vida monástica de uma comunidade rigorista, na qual, à beira do Rio Jordão ou Mar Morto, vivia em profunda penitência e oração. É chamado de o Batista, porque batizava no Rio Jordão. 

O que o tornou tão importante para a história do Cristianismo é que, além de ser o último profeta a anunciar o Messias, foi ele quem preparou o caminho do Senhor com pregações conclamando os fiéis à mudança de vida e ao batismo de penitência (por isso “Batista”).

Como nos ensinam as Sagradas Escrituras: “Eu vos batizo na água, em vista da conversão; mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu: eu não sou digno de tirar-lhe as sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo” (Mateus 3,11).

Os Evangelhos revelam a inauguração da missão salvífica de Jesus a partir do batismo recebido pelas mãos do precursor João e da manifestação da Trindade Santa. São João, ao reconhecer e apresentar Jesus como o Cristo, continuou sua missão em sentido descendente, a fim de que somente o Messias aparecesse.

Foi degolado a mando de Herodes diante do pedido de Salomé, que era filha de sua amante Herodíades. Foi ela quem pediu a cabeça de João Batista.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo