Pela paz

Para Papa, reunião de Trump e Kim é exemplo da ‘cultura de encontro’

Francisco enviou felicitações aos protagonistas deste histórico encontro realizado na península coreana

Da redação, com Vatocan News

Trump conhece Kim e se torna o primeiro presidente a entrar na Coréia do Norte / Foto: Reprodução Reuters

“Nestas últimas horas, vimos na Coreia um bom exemplo do que é a ‘cultura de encontro’”, disse o Papa Francisco após o Angelus deste domingo, 30.

O Santo Padre se referia ao encontro realizado entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente estadunidense, Donald Trump, no início desta manhã. O encontro foi organizado numa área desmilitarizada entre as Coreias do Norte e Sul.

Após um breve aperto de mãos, Trump pisou no solo norte-coreano, tornando-o o primeiro presidente norte-americano a fazê-lo. Os dois líderes, em seguida, tiveram um encontro que durou uma hora num prédio conhecido como “Casa da Liberdade”, localizado ao lado sul-coreano da fronteira. Moon Jae-in, presidente sul-coreano, também participou brevemente da conversa.

Uma prece pela paz

O Papa Francisco enviou suas saudações aos “protagonistas” do encontro, quando entoou a oração em que dizia que “de um gesto tão significativo possa constituir mais um passo no caminho da paz, não apenas naquela península [coreana], mas em todo o mundo”.

Em uma reunião anterior, realizada no ano passado em Cingapura, Trump e Kim se comprometeram com a “desnuclearização” da península coreana, sem entrar em detalhes específicos. Uma cúpula no início deste ano foi interrompida sem progresso, mas ambas as nações concordaram em formar equipes para retomar as negociações.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo