MIGRANTES E REFUGIADOS

Papa visitará Florença para encontrar bispos e prefeitos do Mediterrâneo

O Santo Padre viajará a Florença, centro da Itália, em 27 de fevereiro de 2022, para saudar os prefeitos, autoridades de alto escalão das cidades mediterrâneas e para se encontrar com famílias de refugiados e migrantes

Da redação, com Vatican News

Cardeal Gualtiero Bassetti, Presidente da Conferência Episcopal Italiana / Foto: Reprodução Youtube

O Papa Francisco viajará para o norte, em Florença, em fevereiro para um encontro dedicado a questões e dinâmicas que são particularmente relevantes e de impacto para as cidades, vilas e comunidades ribeirinhas do Mar Mediterrâneo.

O Sucessor de Pedro retorna à capital toscana depois de uma visita realizada há seis anos, quando participou da V Convenção Nacional da Conferência Episcopal Italiana. Na ocasião, Francisco proferiu um discurso no qual traçou um programa voltado para o futuro de toda a igreja italiana.

Confirmando a visita de 27 de fevereiro próximo, o Cardeal Gualtiero Bassetti, Presidente da Conferência Episcopal Italiana, expressou “profunda gratidão” ao Papa “por este gesto de atenção à iniciativa que envolve as comunidades eclesiais e civis do Mediterrâneo”.

Como fez quando foi a Bari, em fevereiro de 2020, para o encontro de reflexão e espiritualidade, “Mediterrâneo: Fronteira de Paz”, o Papa “não só abençoa a iniciativa, mas também a põe seu selo, garantindo sua participação”, disse o cardeal Bassetti.

A reunião de 2020 em Bari

Aquele encontro na cidade de Bari, no sul da Itália, reuniu bispos de vinte nações que fazem fronteira com o Mediterrâneo, em um momento da história em que dezenas de milhares de migrantes arriscavam suas vidas cruzando o mar em sua busca para entrar na Europa. Em seu discurso para a ocasião, o Papa Francisco apresentou a missão de Jesus ao redor do Mar da Galileia como um modelo para os cristãos, dizendo: “Assim como Jesus viveu e trabalhou em um contexto de diferentes culturas e crenças, nós nos encontramos em um ambiente multifacetado marcados por divisões e formas de desigualdade que levam à instabilidade. Em meio a profundas falhas e conflitos econômicos, religiosos, confessionais e políticos, somos chamados a oferecer nosso testemunho de unidade e paz ”.

Encontro em Florença

Graças ao encontro do Papa em 2022 em Florença, disse Bassetti, as instituições eclesiais e civis da bacia do Mediterrâneo poderão renovar o seu compromisso comum para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

O religioso observou que o Papa Francisco havia explicado esses desafios há um ano, convidando os participantes a “restaurar relacionamentos que foram rompidos, reconstruir cidades destruídas pela violência, fazer um jardim florescer no que agora é um deserto, para instilar esperança no desesperados, e para encorajar aqueles que estão presos em si mesmos a não temerem seus irmãos ou irmãs. E olhar para este [mar], que já se tornou um cemitério, como um lugar de futura ressurreição para toda a região”.

Chamada para superar barreiras

No comunicado que confirma a visita do Papa a Florença, o Cardeal Bassetti prossegue: “Os desafios que somos chamados a enfrentar constituem um estímulo para superar as barreiras entre os países mediterrânicos e para promover o encontro e a comunhão entre Igrejas irmãs”.

Acrescentou: “Só tecendo relações fraternas é possível promover o processo de integração. Vamos começar de novo, a partir de Florença, para garantir que as margens do Mediterrâneo voltem a ser um símbolo de unidade e não de fronteiras ”.

O programa

A visita do Papa a Florentina começará quando seu helicóptero pousar no estádio de atletismo “Luigi Ridolfi” da cidade às 8h. Ele então viajará para o histórico Palazzo Vecchio da cidade para se encontrar com bispos e prefeitos. O cardeal Bassetti, Dario Nardella – o prefeito de Florença – e um prefeito de uma capital mediterrânea, saudarão o Papa, que fará um discurso. Depois, ele se encontrará com um grupo de prefeitos de outras cidades.

Um dos destaques do dia certamente será seu encontro com famílias de refugiados e pessoas deslocadas. De acordo com a Sala de Imprensa da Santa Sé, estarão presentes cerca de 50 pessoas. O Papa Francisco celebrará a Santa Missa na Basílica de Santa Croce, seguida da recitação do Angelus na Praça fora da Basílica. Seu retorno ao Vaticano está previsto para 13h30.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo