Programação

Papa se desloca para Quebec no quarto dia de viagem ao Canadá

Programação de hoje é o encontro com as autoridades civis, representantes das populações indígenas e corpo diplomático

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Vatican News

Nesta quarta-feira, 27, o Papa Francisco entra no quarto dia da viagem apostólica ao Canadá com um deslocamento para a cidade de Quebec. Terá um encontro com a governadora geral do país, Mary May Simon, com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e com as autoridades civis, representantes das populações indígenas e o corpo diplomático.

Ao pousar na cidade de Quebec, o Santo Padre será acolhido por autoridades civis. Sua chegada está prevista para as 15h05 (hora local, 16h05 em Brasília). Francisco cumpre uma agenda de compromissos em Quebec até sexta-feira, 29, quando parte para a cidade de Iqaluit. 

Dados sobre a cidade e a diocese

A cidade de Quebec, com 531.902 habitantes, é a segunda cidade mais populosa do leste do Canadá, depois de Montreal. É banhada pelo majestoso Rio São Lourenço e é uma das cidades mais antigas do Canadá e da América do Norte. Foi fundada em 3 de julho de 1608, pelo francês Samuel de Champlain e, por causa das colônias francesas na era colonial do país, existe a influência francesa em sua arquitetura, sendo o idioma francês a sua língua oficial.

As muralhas que cercam a parte antiga da cidade (Vieux Québec) foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. O centro se divide em duas partes: a cidade alta (haute-ville), com suas ruas estreitas e a presença marcante do imponente Château Frontenac, que é um famoso hotel e ponto turístico da região; e a cidade baixa (basse-ville) com o porto antigo e o charmoso Quartier Petit Champlain.

A diocese de Quebec foi criada em 1º de outubro de 1674 e se tornou arquidiocese em 12 de janeiro de 1819. Possui 35.180 km2 e 1.304.605 habitantes, dos quais 989.869 são católicos. Possui 40 paróquias, 290 sacerdotes diocesanos (3 ordenados no último ano); 162 sacerdotes diocesanos regulares; 77 diáconos permanentes; 9 seminaristas dos cursos filosófico e teológico; 418 membros de institutos religiosos masculinos; 1.676 membros de institutos religiosos femininos; 6 institutos educacionais; 3.937 batismos no último ano.

O atual arcebispo de Quebec, desde 2011, é o cardeal Gérald Cyprien Lacroix, do Instituto Secular Pio X. Foi criado cardeal pelo Papa Francisco no Consistório de 22 de fevereiro de 2014.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo