Oração

Papa visita Basílica de Santo Agostinho e reza a Santa Mônica

Francisco esteve na capela de Santa Mônica no dia em que ela é recordada pela Igreja

Da Redação, com Sala de Imprensa da Santa Sé

Visita do Papa Francisco à Basílica de Santo Agostinho em Roma / Foto: Sala de Imprensa da Santa Sé

Nesta quinta-feira, 27, dia de Santa Mônica, o Papa Francisco visitou a Basílica de Santo Agostinho, em Campo Marzio, Roma. Ele rezou na capela de Santa Mônica, mãe do santo ao qual a igreja é dedicada; o túmulo dela está ali conservado. Após a oração, Francisco retornou ao Vaticano, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Santa Mônica nasceu no norte da África, em Tagaste, no ano 332. Cristã exemplar, preocupava-se com a conversão de sua família, por isso se consumiu em oração pelo esposo violento, rude, pagão e, principalmente, pelo filho mais velho, Agostinho, que vivia nos vícios e pecado.

Ela se tornou modelo de oração por nunca deixar de interceder com amor e ardor e, antes de morrer, em 387, ela mesma disse ao filho, já convertido e cristão: “Uma única coisa me fazia desejar viver ainda um pouco, ver-te cristão antes de morrer”.

O filho, Agostinho – Santo Agostinho – tornou-se bispo e doutor da Igreja, e sobre a mãe escreveu: “Ela me gerou seja na sua carne para que eu viesse à luz do tempo, seja com o seu coração para que eu nascesse à luz da eternidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo