Ano Amoris Laetitia

Papa: Teologia Moral é aliada para que famílias testemunhem a Boa Nova

Saudação de Francisco foi enviada aos participantes do Congresso Internacional de Teologia Moral, organizado no âmbito do Ano “Família Amoris Laetitia”

Da redação, com Vatican News 

Foto: Daniel Ibanez/CNA

O Papa Francisco saudou na manhã desta sexta-feira, 13, os participantes do Congresso Internacional de Teologia Moral, organizado no âmbito do Ano “Família Amoris Laetitia”.

A saudação ao Pontífice foi dirigida pelo jesuíta português Padre Nuno da Silva Gonçalves, em nome da Pontifícia Universidade Gregoriana, da qual é reitor, e do Instituto João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, promotores do evento.  

Leia mais
.: Família Amoris Laetitia: há um ano, iniciativas se voltam à vida familiar

Em seu discurso, o Papa partiu da constatação de que a vida familiar hoje está mais provada do que nunca. Além de uma crise cultural profunda, a família enfrenta falta de trabalho, de habitação digna e de paz. Também os jovens se sentem desencorajados a constituir família, disse.

Como as famílias podem testemunhar a Boa Nova?

A propósito, o Pontífice chamou à atenção a exigência da inter e da trans-disciplinariedade entre a Teologia, as Ciências Humanas e Filosofia. Assim ficará evidente o elo recíproco entre a reflexão eclesiologica e sacramentaria e os ritos litúrgicos, com as práticas pastorais e as grandes questões antropológicas.  Tudo isso para ajudar a responder a seguinte pergunta: como as famílias cristãs podem testemunhar hoje, na alegria e nas dificuldades do amor conjugal, filial e fraterno, a Boa Nova do Evangelho de Jesus Cristo?

Nesse sentido, o Santo Padre frisou que o método da sinodalidade se torna ainda mais indispensável para que as famílias sejam de fato envolvidas e ouvidas, constituindo um “kairos” para a Teologia Moral.  A práxis pastoral, prosseguiu, não pode ser deduzida de princípios teológicos abstratos, assim como a reflexão teológica não pode se limitar a reiterar a prática.

Leia também
.: Canção Nova Notícias exibe série sobre a exortação Amoris Laetitia

A moral evangélica não é moralismo nem idealismo, disse Francisco. No centro da vida cristã está a graça do Espírito Santo, reiterou por fim o Papa. Assim, de acordo com Francisco, será possível ajudar as famílias a reencontram o sentido do amor. 

O convite final aos teólogos é que prossigam o trabalho com fidelidade criativa ao Evangelho, sem deixar de lado a experiência concreta vivida pelas famílias.

Leia mais
.: Redescobrir a família como recurso para a sociedade, exorta Dom Paglia

Voltar atrás não é cristão

Sobre a criatividade, o Pontífice reiterou que esta não está em contraposição com as raízes. O que não se pode, afirmou, é voltar atrás por falta de genialidade ou de coragem. As raízes firmes permitem dar um passo avante, dali se toma a inspiração para prosseguir. “Voltar atrás não é cristão”, disse Francisco, citando a Carta aos Hebreus. 

“Voltar atrás é voltar para ter uma defesa, uma segurança que evite o risco de ir para frente, o risco cristão de levar a fé, de fazer o caminho com Jesus”, completou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo