Audiência no Vaticano

Papa se encontra com presidente da Venezuela

Crise política e social no país esteve na pauta do diálogo entre Francisco e Maduro

Rádio Vaticano

O Papa Francisco recebeu em audiência no Vaticano, no início da noite desta segunda-feira, 24, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

De acordo com um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro, de caráter privado, se realizou no âmbito da preocupante situação de crise política, social e econômica que o país está atravessando e que se repercute duramente na vida cotidiana de toda a população. 

“Deste modo, o Papa, que se preocupa com o bem de todos os venezuelanos, quis continuar oferecendo a sua contribuição a favor da estabilidade institucional do país e de tudo o que possa contribuir para resolver as questões em aberto e criar confiança entre as partes”.

Diálogo

Francisco convidou Maduro a empreender com coragem o caminho do diálogo sincero e construtivo, para aliviar o sofrimento do povo, dos pobres em primeiro lugar, e promover um clima de renovada coesão social que permita olhar para o futuro da nação com esperança. 

A audiência foi anunciada a poucos minutos da sua realização pelo presidente Maduro, em um tuíte, e antecede um encontro entre representantes do governo e da oposição, marcado para 30 de outubro, na ilha de Margarita (Venezuela), com a mediação da Santa Sé.

O Vaticano nomeou como seu mediador no processo de diálogo na Venezuela o Núncio Apostólico na Argentina, Dom Emil Paul Tscherrig.

O diplomata vaticano disse à imprensa que o objetivo do encontro do próximo dia 30 de outubro é procurar criar um clima de confiança, superação da discórdia e a promoção de um mecanismo que garanta a convivência pacífica entre governo e opositores.

A crise política no país sul-americano agravou-se nos últimos dias, depois que o Conselho Nacional Eleitoral bloqueou a realização de um referendo sobre a continuidade de Maduro na presidência.

A crise política na Venezuela soma-se a uma crise econômica, com dificuldades no acesso a alimentos, medicamentos e artigos de higiene.

O último encontro entre o Papa Francisco e Maduro se realizou em junho de 2013.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo