Durante a viagem

Papa saúda jornalistas no voo ao Iraque e recebe prêmio

Papa disse que viagem ao Iraque é um dever para com uma terra martirizada; no voo, jornalistas conferiram um prêmio ao Papa

Da Redação, com Boletim da Santa Sé e Vatican News

Francisco saúda jornalistas durante voo rumo ao Iraque / Foto: Andrew Medichini/Pool via REUTERS

Como de costume, em suas viagens apostólicas, o Papa Francisco saudou os jornalistas no voo rumo ao Iraque, nesta sexta-feira, 5. São 74 jornalistas de 15 países, sendo que 14 desses profissionais da imprensa estão pela primeira vez em um voo papal.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa ao Iraque

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, introduziu as palavras do Papa. Destacou os 15 meses desde a última viagem e as adaptações necessárias, como o uso de máscara. “Todos devemos respeitar as medidas sanitárias”, frisou.

Francisco agradeceu pela companhia dos jornalistas e ressaltou sua alegria por retomar as viagens, definindo esta como emblemática.

“Esta é uma viagem emblemática. É também um dever para com uma terra martirizada há tantos anos. Obrigado por me acompanharem. Procurarei seguir as indicações e não dar a mão um por um, mas não quero ficar longe: passarei para cumprimentá-los de perto. Muito obrigado.”

O Papa também expressou tristeza pela ausência da jornalista mexicana Valentina Alazraki, que acompanha as viagens papais há cerca de 40-50 anos. “Mas esperamos vê-la na próxima viagem”, concluiu.

Prêmio para o Papa

Também durante o voo, os jornalistas conferiram ao Papa o Prêmio de Jornalismo Maria Grazia Cutuli, intitulado à jornalista italiana morta há 20 anos no Afeganistão. Trata-se de um reconhecimento pela última mensagem do Pontífice para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Os jornalistas se sentiram tocados com a parte em que Francisco fala do risco de uma “informação construída nas redações”, sem “gastar a sola dos sapatos”, “sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações”.

Francisco é definido no certificado como um “Enviado Especial” que, “gastando os sapatos, percorre as ruas do mundo em nome da Fé, da Fraternidade e da Paz”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo