Mensagem

Papa saúda a Rádio Vaticano pelos 90 anos da emissora

Rádio Vaticano completa 90 anos nesta sexta-feira; a “rádio do Papa” leva a voz do Pontífice a todo o mundo

Da Redação, com Vatican News

Papa felicita a Rádio Vaticano

Papa Francisco felicita a Rádio Vaticano, que completa 90 anos hoje/ Foto: Arquivo – Canção Nova Roma

O Papa Francisco felicita a equipe da Rádio Vaticano pelos 90 anos que a emissora pontifícia completa nesta sexta-feira, 12.

“Queridos irmãos, feliz aniversário! É importante preservar a memória de nossa história e ser nostálgicos não tanto pelo passado como pelo futuro que somos chamados a construir”, diz o Papa logo no início da mensagem.

Francisco agradece pelo trabalho realizado pela Rádio Vaticano, em especial pelo amor com que os profissionais trabalham.

“O rádio tem esta beleza: que leva a palavra para os lugares mais longínquos. E hoje combina isso também com a imagens e a escrita. Avante com coragem e criatividade ao falar ao mundo e assim construir uma comunicação capaz de nos fazer ver a verdade das coisas”.

Identificar a verdade

Ao final da mensagem, o Papa convida a “distinguir entre a aparência enganadora e a verdade”. O convite está em sintonia com que o Pontífice pediu a todos os profissionais da comunicação na recente mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais em maio de 2021.

Francisco propõe aos profissionais do setor o “Vem e verás” evangélico. Segundo ele, “na comunicação nada substitui o ver pessoalmente”. Há um mundo que precisa ser contato com olhos límpidos. Mas para fazer isso, é preciso verificar pessoalmente, reforça o Papa.

“O método ‘vem e verás’ é o mais simples para se conhecer uma realidade. É a verificação mais honesta de qualquer anúncio, porque é preciso encontrar, permitir à pessoa que tenho à minha frente que me fale, deixar que o seu testemunho chegue até mim”.

A responsabilidade da comunicação

Portanto, em um contexto de mídia onde a manipulação e o narcisismo exercem sua influência, Francisco apela para o discernimento no trabalho informativo.

“Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controle que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo