Maratona de oração

Papa roga a Nossa Senhora Desatadora dos Nós pelo fim da pandemia

Maratona de oração realizada durante este mês de maio terminou nesta segunda-feira, 31, nos Jardins Vaticanos

Julia Beck
Da redação

Papa rezando diante do ícone de Nossa Senhora Desatadora dos Nós /Foto: Filippo Monteforte/Pool via REUTERS

 O Papa Francisco rezou o Terço com os fiéis reunidos nos Jardins Vaticanos nesta segunda-feira, 31. O momento foi de conclusão da maratona de oração.

A iniciativa, convocada pelo Pontífice, ocorreu durante todo o mês de maio em 30 santuários representativos do mundo.

Uma procissão solene do ícone de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, proveniente de Augsburg, Alemanha, antecedeu o Terço.

O traslado contou com a participação de escoteiros e crianças que receberam recentemente a Primeira Comunhão, além de adolescentes crismados.

Crianças durante a procissão que precedeu a oração do Terço nos Jardins Vaticanos /Foto: Pool aigav

Ícone de Nossa Senhora Desatadora dos Nós durante procissão/ Foto: Pool aigav

Oração do Papa

Antes do início da oração do Terço, diante do ícone de Nossa Senhora, o Santo Padre recordou a iniciativa:

“No decorrer deste mês de maio nos unimos como fiéis em oração com vários santuários espalhados em todo mundo a ti dedicados ó Maria, nossa mãe”.

O Pontífice prosseguiu: “Pedimos que interceda por nós junto ao seu filho Jesus. A cada dia tendo em nossas mãos o terço, dirigimos nossos olhos a ti, Mãe de Misericórdia”.

Leia mais
.: Intensifiquemos a reza do Terço, pede o Papa Francisco

Francisco suplicou pedindo o fim da pandemia para que a humanidade possa retomar a vida cotidiana com maior segurança.

O Santo Padre afirmou que hoje a humanidade vive sufocada por nós que amarram suas atividades e existência. “Nós de egoísmo e indiferença, econômicos e sociais, de violência e de guerra”.

“Com a tua obediência desatastes o nó de desobediência de Eva. Com a fé desatastes aquilo que Eva havia amarrado com sua incredulidade. Pedimos: mãe desate os nós que nos oprimem materialmente e espiritualmente para podermos testemunhar com alegria o vosso filho, nosso Senhor Jesus Cristo!”, rogou.

Intenções especiais

Além da intenção pelo fim da pandemia, os Terços recitados durante este mês tiveram intenções especiais para cada dia.

Todas essas intenções especiais contemplaram diversas realidades, principalmente as mais atingidas pela pandemia da Covid-19.

Neste último dia, o Terço contou com cinco intenções especiais: pelo fim dos relacionamentos feridos, do desemprego, da violência na família, no lar e contra as mulheres; pelo progresso humano e pelo cuidado pastoral.

Papa durante momento de oração do Terço nesta segunda-feira, 31/Foto: Reprodução Vatican Media

Coroação e prece final

Ao final do Terço, Francisco coroou o ícone de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, recitou uma oração e aspergiu a imagem com água benta.O momento contou com o canto das ladainhas lauretanas.

O Pontífice rogou: “Ó Maria, tu sempre resplandeces em nosso caminho como sinal de salvação e esperança. Entregamo-nos a ti a saúde dos enfermos”. “Tu que sabes desatar os nós da nossa existência e conhece nossos anseios: venha ao nosso auxílio. Estamos conscientes que, como em Caná da Galiléia, possas fazer voltar a alegria e a festa à nossas casas após esse momento de provação”.

Fim da maratona de oração e agradecimentos

Após o terço, Francisco anunciou a conclusão da maratona de oração que rogou pelo fim da pandemia e pela plena retomada da vida social e pastoral.

O Papa agradeceu de modo particular o Dicastério para a Nova Evangelização, os trinta santuários que ao longo deste mês se alternaram na oração do Terço e a participação do povo de Deus.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo