APÓS O REGINA COELI

Papa: Rezemos pela paz que nunca se consegue com armas

O Sucessor de Pedro reitera seu apelo pela paz em tantos países atingidos pela guerra e pede a todos os fiéis que rezem para que os líderes estejam em sintonia com o desejo de seu povo sofredor que sabe que as armas não trazem a paz

Da redação, com Vatican News

Mais uma vez, após o Angelus, o Santo Padre rezou pela paz na Ucrânia e em todos os países em situação de conflito / Foto: Reprodução Reuters

O Papa Francisco voltou a apelar à paz, confiando as suas orações a Nossa Senhora.

“Ajoelhado espiritualmente diante da Virgem, confio a ela o desejo ardente de paz de tantas pessoas, que em várias partes do mundo sofrem o desastre sem sentido da guerra”, disse o Santo Padre.

O Papa falou a homens e mulheres de boa vontade durante seu discurso após a oração do Regina Coeli na Praça de São Pedro ao meio-dia.

Observando que, nesta mesma hora, muitos fiéis se reuniam em torno da venerada imagem de Maria no Santuário de Pompéia, para dirigir a ela a súplica que brotou do coração do Beato Bartolo Longo, Francisco disse que também se ajoelha diante da Virgem em súplica por o dom da paz.

“À Santíssima Virgem”, disse o Papa, “apresento em particular os sofrimentos e as lágrimas do povo ucraniano”.

“Diante da loucura da guerra, continuemos, por favor, a rezar o Rosário pela paz todos os dias”, reiterou.

E seguiu pedindo orações pelos líderes das nações: “Para que eles não percam o ‘sentir’ pelo seu povo que quer a paz e sabem bem que as armas nunca a trarão”.

Comprar armas não é a solução para nenhum conflito

Desde a invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, o Papa Francisco apelou repetidamente por uma solução diplomática para a guerra.

Falando durante a Audiência Geral, em 23 de março, ele comentou sobre como a guerra na Ucrânia mostra que a humanidade teve que abandonar um estranho instinto de “autodestruição” e que comprar mais armas não era a solução final para qualquer conflito.

Pedindo aos crentes que se lembrem de todas as vítimas da guerra — os mortos, incluindo “soldados caídos de um lado ou de outro”, os feridos, os sem-teto e os refugiados, o Papa disse: “Que o Senhor envie seu espírito para nos fazer entender que a guerra é uma derrota da humanidade”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo