Angelus

Papa: rezar pelos nossos inimigos é transformar o mal em bem

Exemplo vem diretamente de Jesus, quando diz: “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam”, disse Francisco no Angelus deste domingo, 20

Da redação, com Vatican News

Foto: Vatican Media via Reuters

No Angelus deste domingo, 20, o Papa Francisco ensina algumas “indicações fundamentais para a vida”. O Pontífice fala sobre “situações difíceis”, que são um teste, ou seja, quando pessoas se deparam com aqueles que são inimigos e hostis.

Como agir? O exemplo vem diretamente de Jesus, quando diz “Amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam”, indica o Santo Padre. E ainda mais concretamente: “A quem te ferir numa face, oferece a outra”.

Parece que o Senhor pede o impossível. “Mas será isso mesmo? Será que o Senhor realmente nos pede coisas impossíveis e injustas?”, pergunta Francisco.

Dar a outra face

Depois de recordar que Jesus, ao receber uma bofetada do guarda durante sua paixão ele simplesmente argumenta: “‘Se falei mal, testemunha sobre o mal. Mas, se falei bem, por que me bates?’ Pede explicação pelo mal recebido”. O Papa explica: 

“Dar a outra face não significa sofrer em silêncio, ceder à injustiça. Jesus com sua pergunta denuncia o que é injusto”, “a mansidão de Jesus é uma resposta mais forte do que a bofetada que recebeu”. “Isso é dar a outra face”.

Francisco pondera que dar a outra face não é o recuo do perdedor, mas a ação de quem tem maior força interior. “De quem vence o mal com o bem, que abre uma brecha no coração do inimigo, desmascarando o absurdo de seu ódio”

Amar os inimigos

Em seguida o Pontífice reflete sobre outro ponto: “É possível que uma pessoa venha a amar seus inimigos? Se dependesse apenas de nós, seria impossível. Mas lembremos que quando o Senhor pede alguma coisa, Ele quer dá-la”. 

O Santo Padre indica: “O que devemos pedir-Lhe? O que Deus tem o prazer de nos dar? A força de amar, que não é uma coisa, mas é o Espírito Santo. Com o Espírito de Jesus, podemos responder ao mal com o bem, podemos amar aqueles que nos ferem. Isso é o que fazem os cristãos”.

“Como é triste quando pessoas e povos orgulhosos de serem cristãos veem os outros como inimigos e pensam em fazer guerra entre eles!”

Então o Papa conclui com uma reflexão: “Na nossa vida, aplicamos os convites de Jesus?”. “Pensemos em uma pessoa que nos fez mal. Talvez haja um ressentimento dentro de nós. Então, coloquemos este ressentimento ao lado da imagem de Jesus, manso, durante o seu julgamento. E depois peçamos ao Espírito Santo que aja em nossos corações”.

Francisco exorta os fiéis a rezarem pelos seus “inimigos”. “Rezar por aqueles que nos trataram mal é o primeiro passo para transformar o mal em bem. Que a Virgem Maria nos ajude a sermos pacificadores para todos, especialmente para com aqueles que nos são hostis e não gostam de nós.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo