Carta

Papa reza pelos venezuelanos: provados pela Covid-19 e pela pobreza

Em carta ao cardeal Baltazar Porras Cardozo, o Papa expressou novamente sua proximidade ao povo venezuelano

Da redação, com Vatican News

Foto: REUTERS/Alessandro Bianchi

O Papa Francisco enviou uma carta ao arcebispo de Mérida, cardeal Baltazar Porras Cardozo, administrador apostólico de Caracas, por ocasião de seu onomástico, celebrado nesta quinta-feira, 7. No texto, o Papa expressou novamente sua proximidade ao povo venezuelano, que nos últimos anos foi vítima de uma pesada crise humanitária e socioeconômica, agravada pela pandemia da Covid-19.

Acompanhar um povo que sofre com o coração de pai

“Que Deus continue lhe dando força e parrésia”, escreveu Francisco, “e com o coração de pai saiba acompanhar e consolar seu santo povo fiel, posto à prova pelo sofrimento causado pelo flagelo da pandemia, a arrogância dos poderosos e a crescente pobreza que o estrangula”.

Leia mais
.: Papa Francisco pede solução para crise na Venezuela
.: Venezuela: solução está em uma mediação pacífica, diz especialista

 

Na festa da Epifania, “dia da manifestação da humildade de Deus, que se torna a luz que vence as trevas que cobrem o mundo”, o Papa felicitou o cardeal venezuelano pelo seu onomástico, e elevou sua oração ao Senhor pelo seu ministério episcopal e sua vida pessoal. Por fim, confiou o povo venezuelano à proteção da Virgem Maria e de São José e ao patrocínio do santo rei Baltasar, um dos Reis Magos, e concedeu a sua bênção apostólica.

Felicitações de Parolin e Peña Parra

A carta também foi acompanhada por uma “cordial saudação” do secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, que desempenhou seu último cargo diplomático na Nunciatura da Venezuela. O substituto dos Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, o venezuelano Dom Edgar Peña Parra, também aproveitou a ocasião e expressou sua “consideração e estima” ao cardeal Porras.

Leia também
.: Os desafios da evangelização em meio a crise na Venezuela

Assembleia da Conferência Episcopal Venezuelana

Nesta semana, o cardeal Porras Cardozo participa da assembleia ordinária da Conferência Episcopal Venezuelana (Cev), que começou nesta segunda-feira, 4, de forma virtual por causa da pandemia. Além de analisar a realidade nacional, os bispos venezuelanos estão discutindo sobre a II Assembleia Nacional de Pastoral, que será realizada este ano, depois de ter sido anulada no ano passado por causa da epidemia mundial. Conforme a tradição, espera-se que na segunda-feira dia 11, no encerramento da sessão plenária, seja divulgada a exortação pastoral dos bispos venezuelanos.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo