Síria e Turquia

Papa reza pelas vítimas do terremoto e encoraja à solidariedade

Número de mortos no terremoto ultrapassou 8.700, de acordo com dados oficiais divulgados na manhã desta quarta-feira, 8

Da redação, com Vatican News

Foto: Dilara Senkaya/ Reuters

Na segunda-feira, 6, o Papa Francisco já havia enviado telegramas aos núncios na Síria e na Turquia – cardeal Mario Zenari e o bispo Marek Solczyński, respectivamente -, nos quais havia assegurado sua oração e proximidade às vítimas do devastador terremoto. Na Audiência Geral desta quarta-feira, 8, o agradecimento de Francisco aos que levam ajuda às populações e o encorajamento à solidariedade:

“Neste momento, o meu pensamento dirige-se às populações da Turquia e da Síria, duramente atingidas pelo terremoto que provocou milhares de mortos e feridos. Rezo com comoção por eles e exprimo a minha proximidade a estes povos, aos familiares das vítimas e a todos os que sofrem devido a esta devastadora calamidade. Agradeço àqueles que estão se empenhando em levar socorro e encorajo todos à solidariedade com esses territórios, em parte já martirizados por uma longa guerra. Rezemos juntos para que estes nossos irmãos e irmãs possam seguir em frente diante desta tragédia, e peçamos a Nossa Senhora que os proteja: Ave Maria…”

Dados oficiais

O número de mortos no terremoto ultrapassou 8.700, de acordo com dados oficiais divulgados na manhã desta quarta-feira, 8. Na Turquia, 6.234 corpos foram retirados dos escombros, segundo a agência de socorro turca AFAD, enquanto 2.470 mortos foram contabilizados na Síria, segundo autoridades e médicos. Os feridos são dezenas de milhares e centenas ainda estão sob os escombros à espera de ajuda que, em muitos casos, demora a chegar.

Leia também
.: Após terremoto, ACN acompanha situação na Síria e assegura ajuda

O terremoto que atingiu o sudeste da Turquia e o norte da Síria em 6 de fevereiro foi muito forte. Para se ter uma ideia: a terra tremeu mil vezes mais forte, por exemplo, que em Amatrice, na Itália, em 2016. A energia liberada foi igual a 32 explosões atômicas, a terra se moveu vários metros em poucos segundos ao longo de uma linha de 150 quilômetros e a onda de choque derrubou milhares de prédios.

As autoridades turcas, por sua vez, confirmam que cerca de 13,5 milhões de pessoas foram afetadas diretamente pelo terremoto e que o impacto foi sentido em uma área que se estende por cerca de 450 quilômetros de Adana, no oeste, a Diyarbakir, no leste, e 300 quilômetros de Malatya, no norte, até Hatay, no sul. As autoridades sírias relataram mortes até Hama, a cerca de 100 km do epicentro do terremoto.

Solidariedade internacional

A catástrofe desencadeou uma onda de solidariedade e uma mobilização geral, que conta com o envolvimento de engenheiros, soldados, bombeiros, médicos e paramédicos e até cães treinados em resgate e busca. Pessoal e equipamentos chegam de todo o mundo para os primeiros socorros às populações afetadas na Turquia e na Síria.

Leia também
.: Criança é retirada viva dos escombros por equipes de resgate na Turquia

Confira um panorama geral das iniciativas implementadas para enfrentar a emergência:

– As Nações Unidas, disse o secretário-geral António Guterres, enviaram “equipes ao terreno para avaliar as necessidades e prestar assistência”. Enquanto o Crescente Vermelho Palestino está realizando operações de resgate e socorro em campos de refugiados palestinos e áreas vizinhas na Síria.

– A União Europeia enviou equipes de busca e salvamento, ativando o sistema de satélite Copernicus para fornecer serviços de mapeamento de emergência. “Até agora – twittou o comissário europeu de emergências Janez Lenarcic – mobilizamos 27 equipes de busca e salvamento e médicas de 19 Estados europeus por meio do “Mecanismo de Proteção Civil da UE” para ajudar a Turquia após o terremoto, juntamente com mais de 1.150 socorristas e 70 cães de resgate”.  Na Síria, acrescentou Lenarcic, a UE está trabalhando “em estreito contato com nossos parceiros humanitários que também estão envolvidos em operações de resgate”. As áreas de chegada das equipes são as mais afetadas: 11 já chegaram ao destino.

– A Itália ofereceu assistência através da Proteção Civil e do Corpo de Bombeiros. Na noite de segunda-feira, o primeiro C130 da Força Aérea decolou com material e pessoal a bordo para prestar socorro à população, chegando a Adana por volta das 6 da manhã. A bordo estavam 50 bombeiros das equipes USAR da Toscana e Lazio. Pessoal especializado na busca de pessoas desaparecidas sob os escombros, que trabalhou em emergências semelhantes na Itália e no exterior. No grupo, também, 11 agentes de saúde e 6 unidades da Proteção Civil.

– A Alemanha está enviando geradores de emergência, tendas, cobertores e água. O país também ofereceu a contribuição da Proteção Civil. Médicos e especialistas foram enviados para chegar ao cerne da catástrofe. A Ministra dos Assuntos Estrangeiros, Annalena Baerbock, acrescentou ainda que os alemães vão fornecer um subsídio econômico de cerca de um milhão de euros, aproveitando a necessidade de entrar na Síria para prestar a ajuda necessária: “Todos os acores internacionais, incluindo a Rússia, são chamados a pressionar o regime sírio para permitir ajuda humanitária às vítimas do terremoto”.

– A Espanha se ofereceu para enviar dois contingentes de busca e salvamento, juntamente com uma equipe de bombeiros voluntários. As autoridades turcas aceitaram a ajuda na manhã de terça-feira: Madri envia, portanto, a equipe Starts com hospital de campanha, que tem bloco operatório e capacidade de internação para 20 pessoas, e contribuirá para o apelo de emergência lançado pela Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho Movimento e apoiará as ativações de emergência de ONGs humanitárias espanholas que têm acordos com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid).

– A vizinha (e histórica rival da Turquia) Grécia enviou uma equipe de 21 pessoas, incluindo especialistas em sismologia. As equipes de resgate chegaram recentemente com uma aeronave militar C-130 na região sul de Hatay, com cães farejadores, médicos, enfermeiras e um veículo especial de combate a incêndios.

– A França já enviou unidades de resgate para a Turquia.

– A Áustria enviou 84 soldados da Unidade de Desastres Naturais.

– A Suíça ofereceu sua contribuição com a equipe especial REDOG: 22 socorristas com 14 cães já estão na Turquia. Outras 80 pessoas, incluindo especialistas em desastres naturais, serão enviadas para a área.

– Os Estados Unidos, graças à operação de coordenação do Pentágono e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, estão realizando uma missão de assistência à Turquia. Em Los Angeles, na Califórnia, pelo menos 100 pessoas, entre bombeiros e engenheiros, munidos de cães treinados, foram enviadas para a área. O presidente, Joe Biden disse em um tweet que instruiu sua equipe para monitorar de perto e continuamente a situação em coordenação com a Turquia e fornecer toda a assistência necessária.

– O Reino Unido destacou 76 especialistas em busca e salvamento e uma equipe médica totalmente equipada.

– Uma equipe da Rússia, do Ministério de Situações de Emergência, está agora na Síria. As forças militares russas enviaram dez unidades com o objetivo de prestar assistência humanitária e também se ofereceram para intervir na Turquia.

– O exército israelense está enviando uma equipe de resgate e busca de 150 engenheiros, médicos e pessoal médico. Os dois países estão, assim, consertando as lágrimas causadas por anos de tensão. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse que também aprovou o pedido de ajuda humanitária da Síria.

– A Coreia do Sul ofereceu US$ 5 milhões em ajuda humanitária à Turquia e cerca de 110 socorristas e militares para apoiar seu trabalho de busca e resgate.

– O Paquistão já enviou a sua equipa especial e uma carga de mantimentos, afirmando ainda que voos diários de ajuda à Síria e à Turquia.

– O Catar enviará 120 socorristas à Turquia, além de um hospital de campanha. Em vez disso, os Emirados Árabes Unidos prometeram assistência à Síria no valor de cerca de US$ 13,6 milhões.

– A Índia está enviando duas equipes de 100 pessoas com equipes e equipamentos para cães, além de médicos e paramédicos com medicamentos

– O Japão enviou a Equipe de Resgate de Desastres do Japão para a Turquia.

Também comunidades turcas e sírias no exterior se mobilizaram para realizar coleta de fundos e de materiais a serem enviados às vítimas dos países atingidos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo