APÓS O ANGELUS

Papa reza pela Terra Santa após ataques violentos em Jerusalém

O Pontífice pediu soluções calmas e rápidas na Terra Santa em meio a uma “espiral mortal” de violência entre palestinos e israelenses na semana passada

Da redação, com Vatican News

Funeral para um marido e uma esposa israelenses no sábado, 28, após serem mortos em um ataque a uma sinagoga em Jerusalém / Foto: Reprodução Reuters

“A espiral da morte que aumenta a cada dia apenas fecha os poucos vislumbres de confiança que existem entre os dois povos”. O Papa Francisco expressou sua tristeza pelo recente surto de violência na Terra Santa neste domingo, 29, em suas saudações após a oração do Angelus.

“Desde o início do ano, dezenas de palestinos foram mortos em tiroteios com o exército israelense”, disse ele.

O Papa recordou a morte de 10 palestinos, incluindo uma mulher, durante uma “incursão militar antiterrorista israelense na Palestina”. E também lamentou a morte de 7 judeus israelenses que foram mortos e três outros feridos por um palestino ao deixar uma sinagoga na sexta-feira.

“Apelo aos dois governos e à comunidade internacional para que encontrem outros caminhos — de imediato e sem demora — que incluam o diálogo e a busca sincera pela paz.”

O Sucessor de Pedro também exortou todos a rezar pela paz na Terra Santa.

Situação tensa em Jerusalém

O apelo de Francisco chega após novos confrontos violentos entre palestinos e policiais israelenses, que eclodiram em Jerusalém na noite de sábado, 28, após dois ataques na cidade. Na noite de sábado, a polícia israelense entrou nos distritos árabes de Jerusalém em busca de suspeitos que possam ter ajudado os agressores nos ataques anteriores.

A operação gerou confrontos com palestinos, que viram multidões atirarem pedras, coquetéis molotov e fogos de artifício. Na noite de sexta-feira, 27, um morador palestino de Jerusalém Oriental matou a tiros sete israelenses e feriu outros três.

Na manhã de sábado, um palestino de 13 anos da cidade atirou contra um grupo de israelenses, ferindo dois deles.

Aumento do número de mortos

Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelense, realizou uma reunião do gabinete de segurança na noite de sábado para discutir a resposta aos últimos eventos.

Os últimos incidentes tiveram início na semana passada, quando um ataque do exército israelense na cidade de Jenin, na Cisjordânia, resultou na morte de 10 palestinos.

Segundo a ONU, em 2022, mais de 150 palestinos e mais de 20 israelenses foram mortos em confrontos entre os dois lados.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo