APELO

Papa reza pela paz na Ucrânia e relembra crise do Corredor Lachin

Francisco se uniu a milhares de jovens na Praça de São Pedro em um apelo pela paz em nosso mundo, especialmente na Ucrânia devastada pela guerra

Da redação, com Vatican News

Francisco, mais uma vez, apelou pela paz na Ucrânia / Foto: Clodagh Kilcoyne – Reuters

A Praça de São Pedro estava lotada neste domingo, 29, com os jovens peregrinos que participaram na iniciativa “Caravana pela Paz”, organizada pelo grupo Acção Católica de Roma.

Saudando os jovens após a oração do Angelus, o Papa Francisco uniu-se às suas orações pela paz.

Ele disse que as orações e o compromisso do grupo com a paz são ainda mais importantes este ano, já que a Europa testemunha a guerra na Ucrânia.

“Vamos pensar na Ucrânia e rezar pelo povo ucraniano, que é tão maltratado”, disse ele.

Crise do Corredor Lachin

O Papa também renovou seu apelo pela “grave situação humanitária no Corredor Lachin no sul do Cáucaso”.

“Estou perto de todos aqueles que, no auge do inverno, são forçados a lidar com essas condições desumanas. Todo esforço deve ser feito em nível internacional para encontrar soluções pacíficas para o bem das pessoas”.

O Corredor Lachin é a ligação terrestre de Nagorno-Karabakh com a Armênia e foi bloqueado pelo Azerbaijão desde meados de dezembro, enquanto os manifestantes impedem que os suprimentos cheguem aos 120.000 armênios que vivem no enclave montanhoso.

Dia Mundial da Hanseníase

Separadamente, o Papa Francisco recordou a comemoração no domingo do 70º Dia Mundial da Hanseníase. O Santo Padre lamentou o estigma associado à doença de Hansen, que, segundo ele, continua causando “graves violações dos direitos humanos em várias partes do mundo”.

“Expresso minha proximidade com aqueles que sofrem de [hanseníase] e encorajo os esforços para integrar plenamente esses nossos irmãos e irmãs”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo