Oração mariana

Papa reza o Angelus na solenidade dos santos Pedro e Paulo

Francisco destacou testemunho dos santos como exemplo de que Deus está sempre presente

Da Redação, com Rádio Vaticano

Da janela do palácio apostólico, Francisco reza o Angelus com os fiéis / Foto: Reprodução CTV

Por ocasião da solenidade dos santos Pedro e Paulo nesta quinta-feira, 29, o Papa Francisco rezou a oração mariana do Angelus com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro. No Brasil, a solenidade será comemorada no domingo, 2.

Em sua reflexão antes da oração, o Papa ressaltou que os Padres da Igreja amavam comparar os Santos Apóstolos Pedro e Paulo a duas colunas, sobre as quais se apoia a construção visível da Igreja. “Eles sigilaram com o próprio sangue o testemunho de Cristo com a pregação e o serviço à comunidade cristã nascente. Este testemunho é evidenciado nas leituras bíblicas da liturgia de hoje, que indicam o motivo pelo qual a sua fé, confessada e anunciada, foi coroada com a prova suprema do martírio”.

O Livro dos Atos dos Apóstolos conta o evento da prisão e libertação de Pedro. Paulo também experimentou hostilidades e foi libertado pelo Senhor, lembrou o Papa. Enviado por Jesus a várias cidades junto às populações pagãs, Paulo encontrou resistências fortes da parte de seus correligionários e também da parte das autoridades civis.

“Estas duas libertações, de Pedro e de Paulo, revelam o caminho comum dos dois Apóstolos que foram enviados por Jesus a anunciar o Evangelho em ambientes difíceis e em certos casos hostis. Ambos, com suas vidas pessoais e eclesiais, nos mostram e nos dizem, hoje, que o Senhor está sempre ao nosso lado, caminha conosco, nunca nos abandona”, disse.

Segundo o Papa, quando a pessoa se reconcilia com Deus, especialmente no Sacramento da Penitência, recebe a graça do perdão, é libertada dos vínculos do mal e aliviada do peso de seus erros. Assim, é possível prosseguir no percurso de anunciador alegre e testemunha do Evangelho.

“A nossa oração hoje à Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, é sobretudo pela Igreja que vive em Roma e por esta cidade que tem como padroeiros os Santos Pedro e Paulo. Que eles obtenham para essa cidade o bem-estar espiritual e material. A bondade e a graça de Deus sustente todo o povo romano para que viva em fraternidade e concórdia, fazendo resplandecer a fé cristã, testemunhada com coragem pelos Santos Apóstolos Pedro e Paulo”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo