Para avanço da paz

Papa renova apelo por um mundo sem armas nucleares

Apelo do Papa recorda o Tratado para a proibição das armas nucleares que entrará em vigor nesta sexta-feira

Da Redação

O Papa Francisco renovou o apelo por um mundo sem armas nucleares. Ao final da catequese desta quarta-feira, 20, o Pontífice mencionou o Tratado para a proibição das armas nucleares que entrará em vigor nesta sexta-feira, 22. 

“Trata-se do primeiro instrumento internacional juridicamente vinculativo que veta explicitamente estes armamentos, cuja utilização tem um impacto indiscriminado, atinge, em pouco tempo, uma grande quantidade de pessoas e provoca danos ambientais de longa duração”, disse.

Leia também
.: Movimento “Religiões pela Paz” pede proibição de armas nucleares

Francisco encorajou, então, determinação nos trabalhos para colocar fim a esses armamentos. “Encorajo vivamente todos os Estados e pessoas a trabalhar com determinação para promover as condições necessárias para um mundo sem armas nucleares, contribuindo para o avanço da paz e da cooperação multilateral de que hoje a humanidade tanto precisa”.

O limite de ratificação do tratado foi alcançado há pouco mais de três anos, logo após a conclusão das negociações na sede da ONU, em Nova Iorque.

No último Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares, em 26 de setembro do ano passado, Francisco já havia deixado este apelo. “Peçamos ao Senhor o dom da paz, um mundo sem armas de destruição em massa! Vamos nos empenhar para libertar a humanidade das armas nucleares, grave ameaça ao gênero humano”, escreveu o Pontífice.

Além disso, por ocasião dos 75 anos da ONU, celebrados em 2020, em videomensagem Francisco reiterou o apelo por mais apoio aos principais instrumentos internacionais e jurídicos que pedem o desarmamento, a não proliferação e a proibição de armas nucleares.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo