Videomensagem

Papa recorda os 500 anos de evangelização nas Filipinas

Francisco agradeceu aos fiéis por terem dado de graça o que de graça receberam: a vida e a fé em Jesus

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

Em videomensagem, o Papa Francisco recordou os 500 anos de evangelização nas Filipinas. “Generoso, numeroso, um povo que sabe celebrar a sua fé”, disse o Santo Padre sobre os fiéis filipinos.

O Pontífice também recordou sua Viagem Apostólica ao país. Ela aconteceu em 2015, e contou com a presença de quase sete milhões de pessoas.

Ação de Graças a Deus

Partindo do tema das celebrações deste Jubileu em todo o país, Francisco afirmou: “Dar de graça o que de graça receberam”. A frase foi extraída do Evangelho de Mateus.

O Santo Padre convidou o povo filipino a “agradecer a Deus pelo dom da fé”. Ele os agradeceu “pelo testemunho da sua firmeza e confiança em Deus, que nunca os abandona”, assim como “pela sua paciência e perseverança em continuar no seu caminho, apesar das dificuldades”.

Transmitir a fé às novas gerações

Francisco expressou seu agradecimento por meio de três imagens. Elas caracterizam as profundas raízes cristãs das Filipinas: Nazaré, a Cruz e Pentecostes.

Como Maria e José, que educaram com amor o Menino Jesus em Nazaré, “assim vocês, ao abrir as portas de suas famílias ao Santo Niño”, símbolo da chegada do cristianismo às Filipinas, “também poderão transmitir aos seus filhos a fé que receberam de seus pais”.

“Obrigado por este profundo sentido de família e de comunidade fraterna, que os mantêm unidos e firmes na fé, alegres na esperança e solícitos na caridade.”

Carregar a cruz

Para o Pontífice, os pastores e os fiéis, – o “Povo de Deus peregrino nas Filipinas”, – são aqueles que sabem acompanhar Jesus no caminho da Cruz, como Simão Cireneu.

“Quantos momentos difíceis vocês passaram! Penso, sobretudo, nestes anos de preparação imediata ao Jubileu. Terremotos, tufões, erupções vulcânicas e a pandemia do Covid-19”, recordou o Papa.

Francisco destacou que apesar da dor e da devastação, os filipinos foram capazes de carregar a cruz e continuar a caminhar. “Vocês sofreram muito, mas sempre souberam se levantar de novo.”

Maria nunca nos abandona

A última imagem expressa no agradecimento do Santo Padre é a de Pentecostes. Ela é representada pela da figura de Maria, que sempre esteve ao lado de Jesus. Maria esteve em Nazaré, aos pés da Cruz e quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos no Cenáculo para enviá-los a anunciar o Evangelho ao mundo.

Leia também
.: 500 anos da Igreja nas Filipinas: bispos exortam os fiéis à “missio ad gentes”

“Maria está sempre com todos vocês! Ela é a Mãe que nunca os abandona e os acompanhou até aqui”. A Ela o Papa pediu para “interceder neste novo Pentecostes da Igreja nas Filipinas”.

Dar e receber Jesus gratuitamente

Francisco diz ser “testemunha da fé do povo filipino” que a sabe transmitir bem, tanto na sua Pátria como no Exterior”. Trata-se de um “desejo de evangelizar, de levar aos outros a esperança e a alegria do Evangelho”.

Esta missão não pode ser realizada só por vocês, mas com a ajuda de dois grandes Santos daquelas terras: São Pedro Calungsod e São Lourenço Ruiz. “Dois Santos catequistas”, afirmou o Papa, “que souberam dar de graça o que de graça receberam: a vida e a fé em Jesus!”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo