Mensagem para exéquias

Papa recorda o Patriarca da Cilícia dos Armênios Católicos

Francisco enviou mensagem para as exéquias do Patriarca, que morreu na última terça-feira

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

O Papa Francisco enviou, neste sábado, 29, uma mensagem para as exéquias do Patriarca da Cilícia dos Armênios Católicos, Sua Beatitude Gregorio Pietro XX Ghabroyan. Ele faleceu na última terça-feira, 25. A mensagem foi confiada ao Cardeal Mario Zenari, núncio apostólico na Síria e representante pessoal do Papa na cerimônia.

No texto, o Papa recorda que, quando foi eleito em 2015, o Patriarca pediu uma bênção especial sua. Queria ser capaz de conduzir a Igreja Patriarcal, apesar da idade avançada.

O Santo Padre também se lembra das várias ocasiões de encontro entre ambos. Em 2015, concelebraram a Eucaristia em Roma. Em 2016, estiveram juntos na viagem apostólica de Francisco à Armênia. Em 2018, reencontraram-se por ocasião da inauguração da estátua de São Gregório de Narek nos Jardins Vaticanos.

“Tantos momentos particulares que me permitiram estar próximo do Patriarca Gregorio Pietro XX e, com ele, ao amado povo armênio, que tanto sofreu ao longo da história, mas sempre permaneceu fiel à profissão de fé em Cristo Salvador”.

O Pontífice frisa ainda o pastoreio atento do Patriarca às iniciativas de solidariedade, especialmente na Síria e no Líbano. Também destaca a atenção que ele deu à abertura do processo de beatificação e de canonização do predecessor, o Servo de Deus cardeal Gregory Pierre XV Agagianian.

“Confiemos a alma deste nosso irmão à Misericórdia de Deus”, conclui o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo