PAZ E SOLIDARIEDADE

Papa recorda Maria Montessori, famosa pedagoga italiana

De acordo com a intenção original de sua Fundadora, a Obra Nacional de Montessori é a consignatária da tarefa de preservar e divulgar o pensamento e a obra de Maria Montessori

Da redação, com Vatican News

Maria Montessori, para o Santo Padre, “deixou uma marca profunda no setor educacional e em toda a sociedade” / Foto: Lar Mantessori Reprodução

“Deixou uma marca profunda no setor educacional e em toda a sociedade.” Foi o que escreveu o cardeal Pietro Parolin, na mensagem do Santo Padre por ocasião do Congresso Internacional promovido pela Obra Nacional Montessori, nos 150 anos do nascimento da fundadora, Maria Montessori.

Na mensagem enviada ao presidente da Associação, Prof. Benedict Scopolla, o Papa Francisco manifesta seu apreço pela iniciativa voltada a recordar “tão ilustre pedagoga, eminente personalidade na cena cultural do século XX”, que “deixou uma marca profunda no setor educacional e em toda a sociedade”.

“Ao recordar seu compromisso em construir um mundo mais fraterno e pacífico — diz o texto assinado pelo secretário de Estado —, Sua Santidade faz votos de que a significativa recorrência favoreça uma generosa dedicação em favor das novas gerações, para formar pessoas solidárias, cidadãos do mundo abertos ao diálogo e à acolhida”.

Por fim, “o Sumo Pontífice assegura uma recordação orante e invoca a Bênção do Senhor sobre os organizadores, palestrantes e sobre todos os que participarão do evento comemorativo”.

A Associação

A Obra Nacional Montessori com sede em Roma é herdeira e titular de uma definida tradição pedagógica e pedagógica de carácter científico e configura-se como uma organização nacional de pesquisa e experimentação, formação e atualização, assistência e consultoria, promoção e divulgação com referência aos princípios ideais, científicos e metodológicos montessorianos.

De acordo com a intenção original de sua Fundadora, Maria Montessori, ela é a consignatária da tarefa de preservar e divulgar o pensamento e a obra de Maria Montessori, de desenvolver seu patrimônio histórico e científico, de garantir a identidade ideal e prática de seu método.

A ONM prossegue os seus objetivos, orientando-os para a concretização da formação integral do ser humano segundo os princípios da autonomia, liberdade e responsabilidade individual que são condições para a realização e expressão do potencial humano e para a afirmação concreta dos direitos da infância.

Para tal fim, a ONM participa no debate pedagógico e escolar, promovendo, a nível nacional e internacional, iniciativas de estudo e discussão com órgãos institucionais e com representantes de diversos posicionamentos científicos e culturais. Em particular, cuida das relações e contatos com o Ministério da Educação, Universidade e Investigação, com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional e com o Ministério do Trabalho e Políticas Sociais, com Universidades, com Centros de Pesquisa e formação, com as Associações Montessori Internacionais, com as Associações profissionais, com os órgãos de comunicação.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo