Relações Diplomáticas

Papa recebe primeiro-ministro da República Tcheca

O tema da guerra na Ucrânia, com foco na situação humanitária e no acolhimento de refugiados, foi um dos assuntos

Da Redação, com Vatican News

As conversas se concentraram nas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé, e a República Tcheca e sobre o papel da Igreja na sociedade. / Foto: Daniel Ibanez – CNA

Nesta quinta-feira, 9, o Papa Francisco recebeu em audiência, no Vaticano, o primeiro-ministro da República Tcheca, Petr Fiala.

Fiala sucessivamente encontrou-se com o secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, e o secretário para as Relações com os Estados e as Organizações Internacionais, Dom Paul Richard Gallagher.

Boas relações

Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, “as conversas se concentraram nas boas relações bilaterais existentes entre a Santa Sé e a República Tcheca e sobre o papel da Igreja na sociedade.”

O comunicado expressa que também emergiu o desejo de consolidar e ampliar ainda mais a colaboração. 

Na continuação dos colóquios, “foram discutidas as questões da guerra na Ucrânia e seu impacto no âmbito regional e internacional, com especial atenção à situação humanitária e ao acolhimento dos refugiados”.

Presentes

Por fim, Francisco deu de presente ao primeiro-ministro Fiala um painel de bronze representando São Martinho que protege o pobre, dando-lhe uma parte de seu manto, e alguns documentos papais. 

Já o primeiro-ministro homenageou o Papa com uma Bíblia, um volume da Igreja Tcheca no Ano dedicado a Santa Ludmila, e um pano bordado por mulheres tchecas e ucranianas. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo