Audiência

Papa recebe o metropolita Antonij do Patriarcado de Moscou

O representante ortodoxo chegou pela primeira vez ao Vaticano, depois de sua nomeação em junho passado como sucessor do Metropolita Hilarion

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco e o Metropolita Antonij de Volokolamsk / Foto: Reprodução Reuters

Um encontro que acontece no contexto dos contatos ecumênicos entre o Papa e o Patriarcado de Moscou e segue o colóquio à distância entre Francisco e o Patriarca ortodoxo de Moscou Kirill, ocorrido em março passado. Abrindo as audiências da manhã desta sexta-feira, 5, o Papa Francisco recebeu o Metropolita Antonij de Volokolamsk, que em junho passado substituiu o Metropolita Hilarion como presidente do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou.

Foi precisamente Hilarion que se sentou ao lado de Kirill durante a videoconferência em março, quando o Papa expressou ao Patriarca de toda a Rússia sua convicção de que, em relação ao drama da guerra na Ucrânia, o dever dos cristãos e seus pastores é “fazer tudo” no “esforço para ajudar a paz, para ajudar aqueles que sofrem” e para deter o fogo porque “quem paga a conta da guerra é o povo”.

Posteriormente, em 25 de abril, Francisco enviou uma carta de felicitações ao Patriarca Kirill por ocasião da Páscoa das Igrejas Católica e Ortodoxa, que seguem o calendário juliano. “Que o Espírito Santo – escreveu o Papa em um trecho da carta – transforme nossos corações e nos torne verdadeiros pacificadores, especialmente para a Ucrânia devastada pela guerra”, enquanto “sentimos todo o peso do sofrimento de nossa família humana, esmagada de violência, guerra e muitas injustiças”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo