Audiência

Papa recebe Nadia Murad: o compromisso comum em prol das minorias

“Discutimos a importância do apoio aos Yazidis e a outras comunidades minoritárias no Iraque”, declarou a Nobel da Paz

Vatican News

O Papa Francisco recebeu em audiência na quinta-feira, 26, a prêmio Nobel da Paz Nadia Murad. Em sua conta no Twitter, Nadia agradeceu ao Papa por recebê-la mais uma vez no Vaticano – trata-se do terceiro encontro.

“Discutimos a importância do apoio aos Yazidis e o outras comunidades minoritárias no Iraque. À luz dos eventos chocantes no Afeganistão, trocamos ideias sobre a defesa das mulheres e sobreviventes da violência sexual.”

Com a sua coragem, Nadia Murad tornou-se um símbolo para o seu povo, os Yazidis, e para todas as mulheres que, sobretudo nas guerras, são vítimas de violência.

Em 2014, Nadia foi escravizada pelos homens do ISIS, que exterminaram ou prenderam milhares de Yazidis no norte do Iraque, inclusive muitos de seus familiares. Vítima de uma violência indizível, a vencedora do Nobel da Paz não se deixou abater pelo mal. Pelo contrário, hoje levanta a sua voz contra todas as formas de violência.

Em dezembro de 2018, Nadia Murad encontrou-se com o Papa Francisco, a quem entregou seu livro autobiográfico intitulado “The Last Girl”, “um volume que me comoveu profundamente”, disse o Pontífice.

Nadia, por sua vez, em entrevista recente ao Vatican News, declarou que ficou “feliz que minha história tenha tocado o seu coração e que tenha sentido o desejo de levar esta mensagem ao Iraque. A sua defesa da causa dos Yazidis deve servir de exemplo para os outros líderes religiosos da região, para que ampliem a mensagem de tolerância para com as minorias religiosas, como os Yazidis”.

Leia também
.: Nadia Murad: o Papa no Iraque, sinal de esperança para todas as minorias

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo