Discurso no Vaticano

Papa a jornalistas cristãos: na pandemia, ajudar a semear esperança

A jornalistas cristãos da Bélgica, Papa destacou importância da mídia cristã e o dever que esses profissionais têm de ser porta voz da esperança

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A importância da informação na sociedade atual, com destaque para a contribuição da mídia especializada na vida da Igreja. Esse foi o foco do discurso do Papa Francisco a uma delegação da Bélgica que trabalha na revista semanal cristã “Tertio”, que completa 20 anos. Eles foram recebidos em audiência pelo Santo Padre nesta sexta-feira, 18.

Em seu discurso aos presentes, o Papa destacou que, na sociedade de hoje, a informação faz parte do cotidiano e, quando é de qualidade, permite compreender melhor os problemas e desafios que o mundo é chamado a enfrentar. Nesse sentido, mencionou a importância dos meios cristãos especializados em informação de qualidade sobre a vida da Igreja no mundo, capaz de contribuir com uma formação das consciências.

Francisco observou que o nome do semanário – “Tertio” – faz referência à carta apostólica de São João Paulo II por ocasião do grande Jubileu do ano 2000: Tertio millennio adveniente, para preparar os corações a acolher Cristo e sua mensagem libertadora. E essa referência, então, para além de um chamado à esperança, visa também fazer ouvir a voz da Igreja e dos intelectuais cristãos num cenário mediático cada vez mais secularizado, para enriquecê-lo com reflexões construtivas.

“Buscando uma visão positiva das pessoas e dos fatos, rejeitando preconceitos, trata-se de favorecer uma cultura do encontro, por meio da qual é possível conhecer a realidade com um olhar confiante”.

O Papa lembrou que a comunicação é uma missão importante para a Igreja. Os cristãos empenhados neste âmbito são chamados a colocar em ação de modo muito concreto o chamado de Deus ao anúncio do Evangelho. O jornalista cristão, portanto, é chamado a oferecer um testemunho novo no mundo da comunicação sem esconder a verdade ou manipular a informação.

Francisco destacou ainda que o profissional cristão da informação deve ser porta voz de esperança, um portador de confiança no futuro. “Porque só quando o futuro é aceito como uma realidade positiva e possível, é que o presente também se torna habitável. Essas reflexões podem inclusive nos ajudar, especialmente hoje, a alimentar a esperança na situação de pandemia que o mundo está atravessando. Vocês são semeadores dessa esperança em um amanhã melhor. No contexto desta crise, é importante que os meios de comunicação social contribuam a garantir que as pessoas não fiquem doentes de solidão e possam receber uma palavra de conforto.”

Encerrando seu discurso, o Papa encorajou o empenho desses profissionais e agradeceu pelo testemunho que têm dado ao longo desses 20 anos que permitiram à revista criar uma boa reputação. “Confio à proteção da Virgem Santa o trabalho de vocês a serviço do encontro entre as pessoas e a sociedade. Ela dirija o seu olhar para cada um de vocês e lhes ajude a ser fiéis discípulos de seu Filho na profissão de vocês”.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo