Unidade dos cristãos

Papa recebe delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla

Francisco recordou colaboração entre as igrejas católica e ortodoxa em temas importantes como a defesa da criação e a busca da paz 

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Nesta quinta-feira, 28, véspera do dia dos Santos Pedro e Paulo – celebrado em 29 de junho – o Papa Francisco recebeu no Vaticano uma delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, que tradicionalmente visita Roma na ocasião. 

“A vossa presença por ocasião da celebração em honra aos principais patronos da Igreja de Roma é sinal da crescente comunhão que liga a Igreja Católica e o Patriarcado Ecumênico”, disse o Papa na abertura de seu discurso aos presentes. 

Leia também
.: Em encontro com luteranos, Papa reitera valor do ecumenismo

Francisco lamentou o fato de que em tantas sociedades que tradicionalmente se diziam cristãs se assista a uma progressiva ofuscação da fé cristã. Realidades como o desprezo da dignidade da pessoa humana, a idolatria do dinheiro e a difusão da violência foram alguns dos exemplos elencados pelo Papa.

Nesse sentido, ele recordou e disse partilhar de uma recente fala do Patriarca Ecumênico Bartolomeu em recente visita a Roma. Na ocasião, o Patriarca afirmou que é inaceitável que formas alternativas de desenvolvimento e a força da solidariedade social e da justiça sejam ignoradas e caluniadas. “As nossas Igrejas podem criar novas possibilidades de transformação para o nosso mundo”, considerou Sua Santidade Bartolomeu. 

Para Francisco, é consolador constatar que essa convergência de visões se traduz em um concreto trabalho comum. Como exemplo, lembrou que nos últimos meses o Patriarcado Ecumênico e a Igreja Católica colaboraram em iniciativas referentes a temas importantes, como a luta contra formas modernas de escravidão, a defesa da criação e a busca da paz. 

Também nesse caminho ecumênico, significativo é o Patriarca Bartolomeu ter aceitado o convite de Francisco para ir a Bari, no sul da Itália, junto a outros líderes de igrejas para um encontro ecumênico de oração pelo Oriente Médio. O encontro será no próximo dia 7 de julho. 

“É meu desejo que se multipliquem as oportunidades em que nós católicos e ortodoxos, em todos os níveis, possamos trabalhar juntos, rezar juntos, anunciar juntos o único Evangelho de Jesus Cristo que recebemos da pregação apostólica, para experimentar sempre mais neste caminho comum a unidade que, por graça de Deus, já nos une”, concluiu Francisco. 

A troca de delegações já é uma tradição por ocasião da festa dos respectivos santos padroeiros: em 29 de junho em Roma para a celebração dos santos Pedro e Paulo e em 30 de novembro em Istambul para a celebração de Santo André, padroeiro da Igreja Ortodoxa. 

Nesta quarta-feira, 27, a delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla se encontrou com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. Hoje foi recebida pelo Santo Padre e à tarde participará do Consistório para a Criação de novos cardeais. Amanhã, 29, também participará da Solene Celebração Eucarística presidida pelo Papa Francisco. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo