Sexta-Feira Santa

Papa preside Via-Sacra com meditações ilustradas por crianças

Imagens que acompanharam as meditações da Via-Sacra deste ano foram desenhos feitos por crianças e jovens

Da Redação

Papa Francisco preside a Via-Sacra no Vaticano / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

Nesta Sexta-Feira Santa, 2, o Papa Francisco presidiu a Via-Sacra. Tradicionalmente realizada no Coliseu, em virtude da pandemia ela foi montada no patamar da Basílica de São Pedro.

Neste ano, os textos das meditações das estações foram confiados ao Grupo Escoteiro Agesci “Foligno I” (da Úmbria) e à paróquia romana dos Santos Mártires de Uganda. As imagens que acompanharam as Estações foram desenhos feitos por crianças e jovens da Casa Família “Mater Divini Amoris” e da Casa Família “Tetto Casal Fattoria”.

Antes do início da meditação das estações, uma breve introdução, que chamou a atenção para a realidade das crianças. A reflexão considerou que, tantas vezes, as crianças têm medo do escuro e da solidão, veem os pais discutirem, são ridicularizadas e são pobres, devendo renunciar a coisas que os amigos têm.

desenho para ilustrar meditações da via-sacra

Um dos desenhos preparados por crianças e jovens para a Via-Sacra deste ano / Foto: Divulgação – Sala de Imprensa da Santa Sé

A cada estação, após o trecho evangélico correspondente, uma criança leu uma breve meditação relacionada àquela estação. Na sequência, a oração feita por uma criança, a oração do Papa Francisco e, todos juntos, a oração do Pai-Nosso. 

“Pedimo-Vos que abençoeis e protejais todas as crianças do mundo, para que possam crescer em idade, sabedoria e graça, a fim de conhecerem e seguirem o projeto bom que Vós pensastes para cada uma”, foi a oração conclusiva.

As meditações da Via-Sacra com o Papa estão disponíveis, na íntegra e em português, no site da Santa Sé. Acesse aqui.

Em virtude da pandemia, as celebrações da Semana Santa no Vaticano têm presença limitada de fiéis, em respeito às medidas sanitárias previstas. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo