Assembleia sinodal

Papa preside Missa na abertura do Sínodo dedicado aos jovens

Santo Padre pediu que o Espírito Santo dê aos padres sinodais a unção com o dom dos sonhos e da esperança, a fim de ungir os jovens

Da Redação, com Boletim da Santa Sé 

Francisco na Missa de abertura do Sínodo nesta manhã / Foto: REUTERS/Tony Gentile

O Papa Francisco presidiu nesta quarta-feira, 3, na Praça São Pedro, a Santa Missa por ocasião da abertura da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. O evento que segue até 28 de outubro tem como tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

Acesse
.: Íntegra da homilia do Papa

Até o fim do mês, 266 padres sinodais estarão reunidos no Vaticano para discutir questões que dizem respeito à juventude. Pela primeira vez, integram o grupo dois bispos da China continental, fator que foi observado pelo Papa na homilia. “Graças à sua presença, é ainda mais visível a comunhão de todo o Episcopado com o Sucessor de Pedro”.

O Santo Padre pediu ao Espírito Santo que dê aos padres sinodais a graça de serem ungidos com o dom dos sonhos e da esperança, a fim de que eles possam ungir os jovens com o dom da profecia e da visão.

É a partir da esperança que se inicia hoje esse encontro eclesial, observou o Papa, destacando que a esperança move e destroça o conformismo e leva a olhar para os jovens e ver as situações em que eles se encontram. “A mesma esperança pede que trabalhemos por derrubar as situações de precariedade, exclusão e violência, a que está exposta a nossa juventude”.

Francisco afirmou ainda que, hoje, os jovens exigem uma dedicação criativa, entusiasta e cheia de esperança, a fim de que não fiquem sozinhos nas mãos de “traficantes de morte” que oprimem sua vida. Nesse sentido, o Papa convidou à escuta, a fim de discernir o que Deus está pedindo à Igreja.

“O dom da escuta sincera, orante e, o mais possível, livre de preconceitos e condições permitir-nos-á entrar em comunhão com as diferentes situações que vive o povo de Deus. Ouvir a Deus, para escutar com Ele o clamor do povo; ouvir o povo, para respirar com ele a vontade a que Deus nos chama”.

O Papa confiou os trabalhos do Sínodo à proteção da Virgem Maria. “Que Ela, mulher da escuta e da memória, nos acompanhe no reconhecimento dos vestígios do Espírito, a fim de que solicitamente, entre os sonhos e esperanças, acompanhemos e estimulemos os nossos jovens para que não cessem de profetizar”.

Por fim, Francisco deixou uma palavra aos padres sinodais. Recordou a eles a mensagem deixada pelo Concílio Vaticano II, época em que muitos deles que hoje participam do Sínodo eram jovens: em suma, um convite a alargar os corações, ouvir o apelo dos irmãos e colocar ao seu serviço as energias juvenis; lutar contra os egoísmos, recusar a violência e o ódio, ser generosos e construir com entusiasmo um mundo melhor.

“Padres sinodais, a Igreja olha-vos com confiança e amor”, concluiu o Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo