Regina Coeli

Papa: "Peçamos a graça de reconhecer e seguir a voz do Bom Pastor"

“A voz do inimigo distrai do presente e quer que nos concentremos nos medos do futuro ou na tristeza do passado”, alertou Francisco no Regina Coeli deste domingo, 3

Da redação, com Vatican News

Papa durante benção após oração do Regina Coeli/ Foto: Vatican Media

“Como fazer para reconhecer a voz do Bom Pastor e a do ladrão, como fazer para distinguir a inspiração de Deus da sugestão do maligno?” A resposta a esta interrogação guiou a reflexão do Papa Francisco que antecedeu a oração mariana do Regina Coeli deste Domingo do Bom Pastor, 3. Segundo o Pontífice, a voz de Deus sempre propõe e nunca impõe.

Leia mais
.: É necessário seguir o Bom Pastor, diz Papa Francisco

O Santo Padre alertou para a voz do inimigo: “Distrai do presente e quer que nos concentremos nos medos do futuro ou na tristeza do passado, o inimigo não quer o presente: faz brotar a amargura, as recordações dos erros sofridos, daqueles que nos fizeram mal e tantas más recordações”. Em vez disso, Francisco afirma que a voz de Deus fala no presente: “Agora, podes fazer o bem; agora, podes exercitar a criatividade do amor; agora, podes renunciar aos arrependimentos e aos remorsos que mantêm prisioneiro o teu coração”. 

Leia também
.: O Bom Pastor cuida de Suas ovelhas
.: Monsenhor Jonas: Deixe-se conduzir por Jesus, o Bom Pastor!

Regina Coeli: Íntegra da reflexão do Papa

Queridos irmãos e irmãs, bom dia!

O quarto domingo de Páscoa, que celebramos hoje, é dedicado a Jesus Bom Pastor. O Evangelho diz: “As ovelhas ouvem a sua voz: ele chama as ovelhas pelo nome” (Jo 10,3). O Senhor nos chama pelo nome, chama-nos, porque nos ama. Porém, diz ainda o Evangelho, há outras vozes a não serem seguidas: as de estranhos, ladrões e malfeitores que querem o mal das ovelhas.

Essas diferentes vozes ressoam dentro de nós. Há a voz de Deus, que gentilmente fala à consciência, e há a voz tentadora que induz ao mal. Como fazer para reconhecer a voz do Bom Pastor e a do ladrão, como fazer para distinguir a inspiração de Deus da sugestão do maligno? Pode-se aprender a discernir essas duas vozes: na verdade, elas falam duas línguas diferentes, ou seja, têm maneiras opostas de bater em nosso coração. Falam línguas diferentes. Mas assim como nós sabemos distinguir uma língua da outra, também podemos distinguir a voz de Deus e a voz do maligno.

A voz de Deus nunca obriga: Deus se propõe, não se impõe. Em vez disso, a voz ruim seduz, assalta, obriga: suscita ilusões deslumbrantes, emoções tentadoras, mas passageiras. No início, persuade, faz-nos acreditar que somos onipotentes, mas depois nos deixa vazios por dentro e nos acusa: “Tu não vales nada”. A voz de Deus, pelo contrário, corrige-nos, com muita paciência, mas sempre nos encoraja, consola-nos: sempre alimenta a esperança. A voz de Deus é uma voz que tem um horizonte. A voz do mal, por outro lado, leva para um muro, leva para um canto.

Outra diferença. A voz do inimigo distrai do presente e quer que nos concentremos nos medos do futuro ou na tristeza do passado, o inimigo não quer o presente: faz brotar a amargura, as recordações dos erros sofridos, daqueles que nos fizeram mal e tantas más recordações. Em vez disso, a voz de Deus fala no presente: “Agora podes fazer o bem, agora podes exercitar a criatividade do amor, agora podes renunciar aos arrependimentos e aos remorsos que mantêm prisioneiro o teu coração”. Anima-nos, leva-nos em frente, mas fala no presente: agora!

E ainda: as duas vozes suscitam em nós questionamentos diferentes. A que vem de Deus será: “O que me faz bem?”. Em vez disso, o tentador insistirá em outra pergunta: “O que eu gostaria de fazer?”. O que eu quero! A voz ruim sempre gira em torno do eu, suas pulsões, suas necessidades, ao tudo e imediatamente. É como os caprichos das crianças, tudo e agora.

A voz de Deus, pelo contrário, nunca promete a alegria a baixo preço: convida-nos a ir além de nosso eu para encontrar o verdadeiro bem, a paz. Lembremo-nos: o mal nunca dá paz, antes provoca o frenesi e depois deixa a amargura. Este é o estilo do mal. Por fim, a voz de Deus e a do tentador falam em “ambientes” diferentes: o inimigo prefere as trevas, a falsidade, a fofoca; o Senhor ama a luz do sol, a verdade, a transparência sincera.

O inimigo nos dirá: “Fecha-te em ti mesmo, ninguém te entenda e te ouve mesmo, não confie!”. O bem, pelo contrário, convida-nos a nos abrir, a sermos límpidos e confiantes em Deus e nos outros.

Queridos irmãos e irmãs, neste momento, tantos pensamentos e preocupações nos levam a reentrar em nós mesmos. Prestemos atenção às vozes que chegam ao nosso coração. Perguntemos de onde elas vêm. Peçamos a graça de reconhecer e seguir a voz do Bom Pastor, que nos fará sair dos recintos do egoísmo e nos conduzirá às pastagens da verdadeira liberdade.

Que Nossa Senhora, Mãe do Bom Conselho, oriente e acompanhe nosso discernimento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo