Mensagem

Papa para a Quaresma: “subir a montanha” rumo à transfiguração

Mensagem do Papa para a Quaresma foi publicada nesta sexta-feira; Francisco ressalta a ascese quaresmal em um itinerário sinodal

Jéssica Marçal
Da Redação

Papa Francisco durante a missa da Quarta-feira de Cinzas na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 2021 / Foto: IPA/Sipa USA via Reuters Connect

“Ascese quaresmal, itinerário sinodal” é o tema da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano, divulgada nesta sexta-feira, 17. Francisco convida os fiéis a “subir a montanha” rumo à transformação, pessoal e eclesial, percorrendo esse caminho juntos, como Igreja, remetendo ao processo sinodal em andamento.

Acesse
.: Íntegra da mensagem do Papa

A mensagem começa a partir do episódio da Transfiguração de Jesus, narrado a cada ano no segundo domingo da Quaresma. “Realmente, neste tempo litúrgico, o Senhor toma-nos consigo e conduz-nos à parte”, observa o Santo Padre.

Francisco ressalta que a Quaresma convida a subir “a um alto monte” com Jesus para viver esta experiência de ascese, no sentido de superar as faltas de fé e resistências em segui-lo pelo caminho da cruz. Isso requer esforço, sacrifício e concentração, como uma “excursão na montanha”. Requisitos importantes também para o caminho sinodal, lembra o Papa.

“À semelhança da subida de Jesus e dos discípulos ao Monte Tabor, podemos dizer que o nosso caminho quaresmal é ‘sinodal’, porque o percorremos juntos pelo mesmo caminho, discípulos do único Mestre.”

Ter em mente o encontro final

Voltando ao Evangelho da Transfiguração, Francisco pontua a graça que os discípulos tiveram ao final da subida ao Tabor. Eles viram Jesus resplandecente em sua glória e a beleza divina desta visão foi superior a qualquer cansaço que possam ter sentido na subida.

“Como toda a esforçada excursão de montanha, ao subir, é preciso manter os olhos bem fixos na vereda, mas o panorama que se deslumbra no final surpreende e compensa pela sua maravilha. Com frequência também o processo sinodal se apresenta árduo e por vezes podemos até desanimar, mas aquilo que nos espera no final é algo, sem dúvida, maravilhoso e surpreendente, que nos ajudará a compreender melhor a vontade de Deus e a nossa missão ao serviço do seu Reino.”

Duas “veredas” a percorrer

Por fim, o Papa deixa na mensagem duas indicações para percorrer essa caminhada de ascese quaresmal. A primeira “vereda” proposta é escutar Jesus.

Francisco explica que Jesus fala com cada um na Palavra que a Igreja oferece na Liturgia, mas também nos irmãos, sobretudo nos rostos e vicissitudes que precisam de ajuda. “Quero acrescentar ainda outro aspecto, muito importante no processo sinodal: a escuta de Cristo passa também através da escuta dos irmãos e irmãs na Igreja; nalgumas fases, esta escuta recíproca é o objetivo principal, mas permanece sempre indispensável no método e estilo duma Igreja sinodal.”

A outra indicação do Papa é que as pessoas não se refugiem numa espiritualidade levada pelo medo de encarar a realidade, com suas fadigas e contradições. “A Quaresma orienta-se para a Páscoa: o ‘retiro’ não é um fim em si mesmo, mas prepara-nos para viver – com fé, esperança e amor – a paixão e a cruz, a fim de chegarmos à ressurreição.”

Francisco conclui com uma mensagem de encorajamento aos fiéis: “Que o Espírito Santo nos anime nesta Quaresma na subida com Jesus, para fazermos experiência do seu esplendor divino e assim, fortalecidos na fé, prosseguirmos o caminho com Ele, glória do seu povo e luz das nações.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo