Missa no Vaticano

Papa ordena novos bispos: proximidade ao povo e serviço

Papa Francisco presidiu Missa nesta sexta-feira com a ordenação de quatro novos bispos

Da Redação, com Vatican News

O Papa Francisco presidiu nesta sexta-feira, 4, na Basílica de São Padro, a Santa Missa com a ordenação episcopal de quatro prelados: monsenhores Antoine Camilleri, Paolo Rudelli, Paolo Borgia e padre Michael Czerni, S.J. Os três primeiros foram nomeados pelo Santo Padre núncios apostólicos; padre Michael é subsecretário da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e, neste sábado, 5, será criado cardeal no Consistório que o Pontífice presidirá pela manhã.

Na homilia, dirigindo-se aos chamados ao episcopado, Francisco destacou a elevada responsabilidade eclesial para a qual estes são promovidos. “No bispo circundado pelos seus presbíteros está presente no meio de vós o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, sumo e eterno sacerdote”, disse o Pontífice.

Francisco enfatizou que é Cristo que no ministério do bispo continua a pregar o Evangelho de salvação e a santificar os crentes, mediante os sacramentos da fé. “É Cristo que na paternidade do bispo acrescenta novos membros ao seu corpo, que é a Igreja. É Cristo que na sabedoria e prudência do bispo guia o povo de Deus na peregrinação terrena até à felicidade eterna”.

O Santo Padre lembrou aos novos bispos que “episcopado” é o nome de um serviço, não de uma honorificência; compete ao bispo mais servir do que dominar. E os convidou a anunciar a Palavra em qualquer ocasião. “Anunciai a verdadeira Palavra, não discursos monótonos que ninguém entende. Anunciai a Palavra de Deus. Recordai que, segundo Pedro, nos Atos dos Apóstolos, as duas principais tarefas do bispo são: a oração e o anúncio da Palavra. Depois todos os atos administrativos. Mas essas duas são as colunas”.

O Papa também encorajou os bispos a seguir sempre o exemplo do Bom Pastor, que conhece suas ovelhas, é por elas conhecido e por elas não hesitou dar a vida. Também pediu proximidade ao povo.

“As três proximidades do bispo: a proximidade com Deus na oração – este é o primeiro trabalho –, a proximidade com os presbíteros no colégio presbiteral e a proximidade com o povo. Não vos esqueçais que fostes tirados, escolhidos, do rebanho. Não vos esqueçais de vossas raízes, daqueles que vos transmitiram a fé, que vos deram a identidade. Não renegueis o Povo de Deus”.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo