Twitter

Papa: o racismo é um vírus que ao invés de desaparecer, se esconde

Francisco publicou uma mensagem no twitter por ocasião do Dia Internacional para a eliminação da discriminação racial

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco /Foto: Daniel Ibanez – CNA

“O racismo é um vírus que se transforma facilmente e, em vez de desaparecer, se esconde, mas está sempre à espreita”. É o que escreveu o Papa Francisco neste domingo, 21, em sua conta no twitter.

Leia também
.: Racismo e xenofobia: o cristão vai além da tolerância, diz o Papa

O Santo Padre prosseguiu em sua mensagem: “As manifestações de racismo renovam em nós a vergonha, demonstrando que os progressos da sociedade não estão assegurados de uma vez por todas”.

Neste domingo é celebrado o Dia internacional para a eliminação da discriminação racial.

Dia 21 de março

Este Dia internacional é comemorado todos os anos em 21 de março. A data faz memória ao fatídico dia 21 de março de 1960. Neste dia, na África do Sul, era o auge do apartheid. A polícia disparou contra um grupo de manifestantes negros, matando sessenta e nove e ferindo 180.

Leia mais
.: “É preciso superar todas as formas de racismo”, diz Papa

Um episódio dramático conhecido como o massacre de Sharpeville. A data foi proclamada em 1966, com a Resolução 2142. A Assembleia Geral da ONU enfatizou a necessidade de maiores esforços para eliminar todas as formas de discriminação racial.

Manifestações nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, centenas de pessoas saíram neste sábado, 20, às ruas de Atlanta, Geórgia. Os manifestantes protestaram contra o massacre de oito pessoas, seis delas mulheres de origem asiática, perpetrado por um homem branco de 21 anos.

Leia também
.: Bispos nos Estados Unidos pedem jejum e oração contra o racismo

O grupo portava muitos cartazes com escritas “Acabe o ódio contra asiáticos” e “O racismo é um vírus”.

Discurso de Biden

Em discurso na Universidade Emory em Atlanta, presidente dos EUA, Joe Biden, falou sobre valores e crenças fundamentais. Para Biden, eles “deveriam unir os estadunidenses”.

“Lutar contra o ódio e o racismo – o veneno que há muito assombra e atormenta nossa Nação”, foi um pedido do presidente dos EUA. Segundo Biden, o ódio e violência muitas vezes se escondem à vista de todos. “E muitas vezes estão associados ao silêncio”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo