Comunicado

Papa nomeia Comissário extraordinário para Fábrica de São Pedro

Nomeado é o núncio Mario Giordana, que terá o encargo de esclarecer a administração da Fábrica e atualizar seus Estatutos

Vatican News

Prestar um esclarecimento sobre a administração da Fábrica de São Pedro e torná-la transparente é o pedido do Papa Francisco ao Núncio Mario Gironado, nomeado Comissário Extraordinário da entidade vaticana.

Após a recente promulgação do Motu Proprio “Sobre transparência, o controle e a concorrência nos procedimentos de adjudicação dos contratos públicos da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”, o Santo Padre, em 29 de junho, nomeou Comissário Extraordinário para a Fábrica de São Pedro o Núncio Apostólico Dom Mario Giordana, encarregando-o de atualizar os Estatutos, tornar transparente a administração e reorganizar os escritórios administrativos e técnicos da Fábrica. Nesta delicada tarefa, o Comissário será assistido por uma comissão.

Tal escolha também segue uma assinalação proveniente dos escritórios do Auditor Geral, que levou, na manhã desta terça-feira, 30, à apreensão de documentos e dispositivos eletrônicos nos escritórios técnicos e administrativos da Fábrica de São Pedro. Esta última operação foi autorizada com o decreto do Promotor de Justiça do Tribunal, Gian Piero Milano, e do Adjunto, Alessandro Diddi, após informação prévia à Secretaria de Estado.

A Fábrica de São Pedro – em latim Reverenda Fabrica Sancti Petri – é a entidade criada para a gestão do conjunto de obras necessárias para a realização construtiva e artística da Basílica de São Pedro, no Vaticano. A fábrica é encarregada da complexa gestão da maior igreja do mundo e das estruturas sob sua responsabilidade no território adjacente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo